sábado, 6 de junho de 2015

Articulação Acrômioclavicular
É uma articulação sinovial do tipo Plana, formada pelo encaixe da Face Articular Acromial (extremidade acromial da Clavícula) e a Face Articular (localizada no Acrômio da Escápula).

Estratégia para Palpação: seguindo a Face Superior da Clavícula em direção ao Ombro percebe-se uma depressão (''degrau''), a parte elevada é a extremidade acromial da Clavícula, a parte após o degrau é o Acrômio, sendo a articulação Acrômioclavicular o local da depressão.

Escápula
Para uma visualização global da Escápula, principalmente a sua Face Posterior, podemos posicionar o braço em Rotação Medial,  desta forma, a Escápula tende a se afastar do gradil costal e, podemos observar o ângulo inferior e a margem medial facilmente.  

Estratégia para Palpação: 
a) Acrômio: após a depressão (articulação Acrômioclavicular) que pode ser sentida na Face Superior da Clavícula em direção lateral, chega-se ao Acrômio, que forma a ponta óssea do Ombro.
b) Espinha da Escápula: partindo do Acrômio, deslize o dedo para a região posterior da Escápula percebendo a maciça projeção óssea que forma a Espinha da Escápula.
c) Margem Medial da Escápula: durante a palpação da Escápula, deslize o dedo em direção medial até encontrar a Margem Medial da Escápula. Percorra palpando a Margem Medial da Escápula no sentindo longitudinal, do ângulo inferior até o ângulo superior.
d) Raiz da Espinha da Escápula: é o encontro da Espinha com a Margem Medial da Escápula. Deslize o dedo da Espinha da Escápula até a sua Margem Medial.
e) Ângulo Superior: partindo da Margem Medial da Escápula, deslize o dedo sobre essa Margem superiormente à Raiz da Espinha da Escápula.
f) Ângulo Inferior: localizando a Margem Medial da Escápula, deslize o dedo no sentido inferior até encontrar o Ângulo Inferior da Escápula.
g) Margem Lateral: após a localização do Ângulo Inferior, deslize o dedo em direção à articulação do Ombro, exercendo uma pressão maior. Nessa margem estão inseridos os Músculos Redondo Maior e Redondo Menor.   
h) Fossas Supra-Espinhal e Infra-Espinhal: posicione os dedos sobre a Espinha da Escápula. Deslize o dedo indicador superiormente e anteriormente, identificando a Fossa e o Músculo Infra-Espinhal.
i) Processo Coracóide: localizando a concavidade Ântero-Lateral da Clavícula, deslize o dedo no sentido inferior e lateral até encontrar o Processo Coracóide.
Fonte: BACKHOUSE, Kenneth M.; HUTCHINGS, Ralph T. Atlas Colorido de Anatomia de Superfície Clínica e Aplicada. São Paulo: Manole, 1989.

Como fazer uma massagem relaxante 

 
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7WR_VXKE8bs

Nenhum comentário :

Postar um comentário