sábado, 20 de junho de 2015

Vídeo Aula 122 - Anatomia Humana - Sistema Muscular - Músculos da Coxa: Quadríceps e Isquiotibiais 

 

Canais do Anatomia Fácil:

MEU SITE: http://www.anatomiafacil.com.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/anatomiafacil...
INSTAGRAM: http://instagram.com/anatomiafacil/
TWITTER: http://twitter.com/RogerioGozzi 

                                                                                                           

Os músculos da coxa

Os músculos da coxa são divididos em 3 grupos: anterior, medial e posterior.

O grupo anterior é formado por músculos extensores da perna: o músculo sartório e quadríceps femoral. O grupo medial é formado por músculos adutores da perna, que tem seu volume aparente mais importante, na parte superior interna da coxa. O grupo posterior é formado por músculos flexores da coxa, como o  bíceps, semitendíneo e semimembranáceo.

Grupo anterior - músculos extensores da coxa

Músculo SARTÓRIO

O sartório, também conhecido como músculo costureiro, é o músculo mais longo do corpo humano, e de grande importância no desenho do membro inferior. Ele não se insere sobre o fêmur, porém, todo o seu corpo muscular passa sobre este osso.
É o músculo superior da lição de Tintoretto, tem origem na espinha ilíaca ântero-superior, seu corpo muscular fino e achatado desce, contornando a face anterior da coxa em movimento espiralado, em direção à face interna do joelho, para se inserir na face medial e proximal do corpo da tíbia. Colabora na flexão da perna e da coxa, girando-a lateralmente.


Músculo QUADRÍCEPS
 
É o músculo mais potente do corpo humano, formado por 4 músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial. Estes músculos possuem origens diferentes e uma inserção comum sobre a base da patela e, através do ligamento patelar, sobre a tuberosidade da tíbia. 
Músculos do Corpo Humano 

Músculo RETO FEMORAL
 
É um músculo fusiforme, situado na região mediana do quadríceps. É visível na superfície anterior da coxa dos esportistas, com corpo muscular retilíneo e pouco volumoso durante o movimento do membro inferior.
Origina-se por dois tendões: o reto tem origem na espinha ilíaca ântero-inferior e o outro, posterior ou refletido, na margem superior do acetábulo. O corpo muscular desce levemente inclinado para dentro, para se unir aos outros músculos do quadríceps através de um tendão único, que se insere sobre a base da patela. Quase todo o seu corpo muscular é visível na face anterior da coxa, sendo somente sua parte superior, encoberta pelo músculo sartório. Flexiona a coxa e estende a perna sobre a coxa.


Músculo VASTO LATERAL
 
Corresponde à maior parte do quadríceps femoral, é forte, longo, e importante no desenho da face lateral da coxa. Seu corpo muscular se destaca sob a fáscia ilio-tibial, grande aponeurose lateral e plana da coxa. Origina-se das bordas anterior e inferior do trocanter maior, e na parte posterior, em uma longa linha vertical (lábio lateral da linha áspera) do fêmur. Participa da extensão da perna.


Músculo VASTO MEDIAL
 
Origina-se do lábio medial da linha áspera do fêmur, situada na região posterior interna deste osso e sobre a linha intertrocantérica. Seu corpo é responsável pelo volume muscular situado na região inferior e interna da coxa, logo acima do joelho. É importante notar que este extensor da perna é o músculo do quadríceps cujo corpo muscular chega mais inferiormente. Se traçarmos uma linha que se estende da inserção inferior do vasto lateral até a inserção inferior do vasto medial, perceberemos que é inclinada para baixo e para dentro, acompanhando o volume dos músculos.
Durante a posição de contraposto, podemos ver uma barriga formada por este músculo e por tecido adiposo, no membro inferior que serve de apoio.

Grupo posterior - músculos flexores da coxa


Músculo SEMIMEMBRANÁCEO 
 
Situado na região posterior interna, nasce sobre a tuberosidade (espinha) isquiática da bacia; seu corpo desce, desenvolvendo-se para a parte interna posterior da coxa, até se inserir, através de um tendão curto e espesso, sobre o côndilo medial da tíbia e sobre o ligamento poplíteo oblíquo. Flexiona a perna e a vira para o interior, após sua flexão.
 

Músculo SEMITENDÍNEO
 
Situado logo acima (mais superficial) do músculo semimembranáceo e ao lado da cabeça longa do músculo bíceps da coxa. Nasce através de um curto tendão sobre a tuberosidade isquiática. Seu longo tendão se insere sobre a face medial superior da tíbia. Executa a mesma ação do músculo semimembranáceo.


Músculo BÍCEPS DO FÊMUR
 
Possui duas cabeças: a cabeça longa tem origem sobre a face posterior da tuberosidade (espinha) isquiática, do lado (lateral externo) do músculo semitendíneo. A cabeça curta nasce sobre a linha áspera, situada na região posterior inferior do fêmur e sobre a região acima dos côndilos.  Insere-se, através um forte tendão, sobre a cabeça da fíbula. Flexiona a perna e a vira para o exterior, após a flexão. Se a perna estiver fixa, participa da extensão da pelve e do tronco, com os demais músculos deste grupo.

Grupo medial - músculos adutores da coxa


Músculo PECTÍNEO
  Músculo quadrangular e chato, se origina na linha pectínea, situada na região superior do ramo superior do pube. Seu corpo muscular diminui de tamanho, à medida em que desce obliquamente, para se inserir na linha que se estende do trocanter menor à linha áspera. É adutor e flexor da coxa, girando-a medialmente.


Músculo ADUTOR LONGO
 
Músculo triangular, origina-se na região de união da sínfise com a crista púbica, ao lado do músculo grácil, acima (mais superficial) do músculo adutor curto. Seu corpo se desenvolve para se inserir sobre o lábio medial da linha áspera do fêmur. Quando se contrai, é adutor, flexor e gira medialmente a coxa.


Músculo GRÁCIL 
 
Inicia-se na região de sínfise e arco púbico. Seu corpo fino e longo desce verticalmente formando o perfil interno da coxa, e se insere sobre a parte superior e medial da tíbia, atrás da inserção do músculo sartório e acima da inserção do músculo semitendíneo, formando uma inserção quase que comum entre os três. Flexiona a perna, na articulação do joelho, gira-a medialmente e aduz a coxa.
 




Queridos leitores, um músculo abdutor é um músculo que produz movimento de abdução (auxiliam na estabilização do quadril, sendo muito importantes para a manutenção da cabeça do fêmur - osso da coxa no acetábulo - estrutura óssea do quadril). Um músculo adutor é um músculo que produz movimento de adução (responsáveis pelo movimento da pélvis, estabilizam o quadril durante uma corrida e atuam como músculos secundários na amplitude da passada).
Exercícios para fortalecer esses músculos tão importantes para as nossas coxas: 
id2_n_f2ad8a4638671517f1424b7ae30cccd4.jpg 
Fonte: http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento/musculos-adutores-e-abdutores-sao-importantes-para-a-corrida/
Leg-press 
Execução: 
-Sente-se no aparelho e coloque os pés com afastamento na plataforma igual à largura dos ombros;
-Lentamente, abaixe o peso até que os joelhos estejam com 90° de flexão;
-Empurre o peso de volta à posição inicial, para isso, estenda as pernas. 

Músculos Envolvidos:
-Quadríceps, Glúteos, Posteriores da Coxa e Adutores da Coxa.
Fonte: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/quadriceps/leg-press/
Agachamento-hack  
Execução:
-Posicione as costas contra o encosto e os ombros por baixo dos rolos almofadados e fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros sobre a plataforma, com os dedos apontando para frente;
-Abaixe lentamente o peso, flexionando os joelhos até 90°;
-Empurre o peso de volta à posição inicial, estendendo as pernas;
-Os dedos dos pés devem estar apontando na mesma direção da coxa e do joelho: para frente ou ligeiramente para fora. O posicionamento dos pés baixos na plataforma (perto do corpo) enfatizará o quadríceps, enquanto o posicionamento dos pés em uma posição mais alta na plataforma implicará maior esforço dos glúteos e os músculos posteriores da coxa;
-O posicionamento dos pés com um afastamento igual à largura dos ombros (a) mobiliza a coxa inteira. Um espaçamento mais aberto dos pés (b) enfatiza mais os quadríceps internos, músculos adutores e sartório. O posicionamento dos pés mais fechados (c) transfere o enfoque para os  quadríceps externos (vasto lateral) a adutores (tensor da fáscia lata). 

Músculos Envolvidos:
-Quadríceps, Glúteos, Posteriores da Coxa e Adutores da Coxa.
Fonte: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/quadriceps/agachamento-hack/
id1_n_b14b0785cecfbbe978fdb33d1c3b5068.jpg  
O segundo exercício realizaremos deitados sobre um colchonete. Também nos colocamos de lado, ligeiramente incorporados, aguentando nossa cabeça com a mão. Então, levaremos a perna, do mesmo modo que no exercício anterior, isto é, lentamente, tentando não girar o quadril , de modo que músculo abdutor trabalhe. Fazemos várias séries e depois procedemos do mesmo modo com a outra perna, dando a volta.
Fonte: https://www.ativo.com/fitness/musculo-a-musculo-fortalecimento-dos-abdutores/ 
Um músculo flexor é um músculo que faz o movimento de flexão e um músculo extensor é um músculo que faz o movimento de extensão.

Exercício de Flexão.   

Flexão-de-pernas,-em-pé 
Para executar o Flexão de pernas em pé:
Coloque um calcanhar por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna.
Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega.
Abaixe o peso de volta a posição inicial.

- See more at: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/flexao-de-pernas-em-pe/#sthash.BwbbKX3r.dpuf
Para executar a flexão:
Coloque um calcanhar por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna.
Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega.
Abaixe o peso de volta a posição inicial.
- See more at: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/flexao-de-pernas-em-pe/#sthash.BwbbKX3r.dpuf
-Coloque um pé por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna;
-Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega;
-Abaixe o peso de volta a posição inicial. 

Músculos Envolvidos:
-Posteriores da Coxa, Glúteos e da Panturrilha.
Para executar o Flexão de pernas em pé:
Coloque um calcanhar por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna.
Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega.
Abaixe o peso de volta a posição inicial.

- See more at: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/flexao-de-pernas-em-pe/#sthash.BwbbKX3r.dpuf
Exercício de Extensão:
Extensão-de-pernas 
Para executar a Flexão:
-Sente-se no aparelho e coloque os pés por baixo dos rolos;
-Levante as pernas para cima, até que os joelhos estejam estendidos;
-Abaixe as pernas de volta à posição inicial, com os joelhos dobrados em 90°.

Músculos Envolvidos:
-Posteriores da Coxa, Glúteos e da Panturrilha.
Agachamento-livre-com-barra 
Execução:
-Em pé com a barra apoiada nos ombros e os pés afastados em distância igual à largura dos ombros;
-Flexione lentamente os joelhos até que as coxas fiquem paralelas ao chão;
-Estenda as pernas para retornar à posição inicial (em pé).

Músculos Envolvidos:
-Quadríceps, Glúteos, Posteriores da Coxa, Adutores da Coxa, Eretores da Espinha e Abdominais.  
Afundo 
Execução:
-Em pé com  os pés afastados na largura dos ombros, segure dois halteres fixos com os braços estendidos ao lado do corpo;
-Dê um passo para frente e flexione o joelho até que a coxa da perna que avançou esteja paralela com o chão;
-Retorne à posição inicial e repita, usando a outra perna.

Músculos Envolvidos:
-Quadríceps, Glúteos, Posteriores da Coxa, Adutores da Coxa.
Levantamento-Stiff
Execução:
-Fique em pé e mantenha o corpo ereto, com os pés diretamente abaixo dos quadris, segurando uma barra com os braços estendidos;
-Incline-se para a frente (use a cintura) abaixando o peso, mas mantendo as pernas estendidas;
-Para antes que o peso toque o chão e volte a levantá-lo.

Músculos Envolvidos:
-Posteriores da Coxa, Glúteos, Eretores da Espinha e Quadríceps.
Fonte: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/levantamento-stiff/  

Flexão-de-pernas,-deitado 
Execução:
-Deite-se de bruços sobre o aparelho e enganche os calcanhares por baixo dos rolos almofadados;
-Levante o peso dobrando os joelhos e eleve os calcanhares na direção das nádegas;
-Abaixe o peso de volta à posição inicial.

Músculos Envolvidos:
-Posteriores da Coxa, Glúteos e da Panturrilha.

Panturrilha-no-leg-press  
Execução:
-Coloque as bolas dos pés sobre a borda da plataforma (como em um aparelho de leg press) e abaixe o peso o máximo possível;
-Empurre o peso para cima até onde puder, contraindo os músculos da panturrilha;
-Abaixe lentamente o peso até a posição inicial.

Músculos Envolvidos:
-Gastrocnêmio e Solear.


Para executar o Flexão de pernas em pé:
Coloque um calcanhar por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna.
Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega.
Abaixe o peso de volta a posição inicial.

- See more at: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/flexao-de-pernas-em-pe/#sthash.BwbbKX3r.dpuf
Para executar o Flexão de pernas em pé:
Coloque um calcanhar por baixo do rolo almofadado e apoie o peso com a outra perna.
Levante o peso dobrando o joelho e elevando o calcanhar na direção da nádega.
Abaixe o peso de volta a posição inicial.

- See more at: http://www.malhandocerto.com/exercicios/perna/posterior-da-coxa/flexao-de-pernas-em-pe/#sthash.BwbbKX3r.dpuf



















































Um comentário :

  1. Olá Josi, tudo bem?

    Sua postagem sobre músculos está ótima.

    Sou do site Planeta Biologia e temos vários assuntos que podem se relacionar.

    Você estaria disposta a fazer uma parceria?

    ResponderExcluir