segunda-feira, 1 de junho de 2015


Vídeo Aula 115 - Anatomia Humana - Sistema Articular - Articulações do Quadril e da Cintura Pélvica
 

Canais do Anatomia Fácil:

10/08/2014 11h09 - Atualizado em

Lesão no quadril que reduziu carreira
de Guga atinge tênis, golfe e futebol

Lesão labral geralmente ocorre em esportes que envolvem movimentos de rotação vigorosa do quadril ou até mesmo mudanças bruscas de direção 

Por Adriano Leonardi São Paulo  

Gustavo Kuerten Guga tênis Florianópolis out/2011 (Foto: Divulgação / Hermes Bezerra) 

Guga teve carreira abreviada no tênis por causa
da lesão labral do quadril (Foto: Hermes Bezerra)

Muito se avançou nestes últimos anos não só no diagnóstico mas também no tratamento da lesão labral de quadril. Fica claro então por que se ouve falar cada vez mais e mais sobre o tema. Esportistas de renome, como o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, tiveram suas carreiras interrompidas devido ao fracasso no seu tratamento. Mas porque ocorre uma lesão nesta estrutura do quadril?
O labrum é um tipo de cartilagem que envolve a articulação do quadril. Ele é encontrado tanto no ombro como no quadril, com formato de um anel em torno da borda do encaixe ósseo da articulação. Ele ajuda a dar estabilidade à articulação, aprofundando a tomada, mas ao contrário do osso, ele também permite flexibilidade e movimento.
As lesões do labrum têm sido reconhecidos como uma possível fonte de dor e desconforto no quadril no esporte. Existem dois tipos gerais de lesões labrais do quadril: degenerativas e traumáticas. A degenerativa é uma lesão crônica que ocorre como resultado de uso e atividade repetitiva e, em geral, são vistas nas primeiras fases da artrose do quadril.
Uma lesao traumática é, geralmente, resultado de uma lesão esportiva, queda ou acidente. São associados com manobras bruscas de torção, comum no tênis e futebol, que causam dor imediata no quadril. Mas quais são os sintomas da lesão labral do quadril?
A lesao pode ser difícil de diagnosticar. Muitos dos sintomas são semelhantes de uma lesão na virilha, hérnia inguinal do abdômen ou outras lesões esportivas do quadril. Além disso, apesar de estar presente em uma ressonância magnética, isso não significa que seja necessariamente a causa da dor.

Tipicamente, os sintomas da lesão incluem:
Dor na virilha
Estalido
Sensaçao de falseio
Limitação de movimento da articulação do quadril

Os exames de imagem podem ajudar a fechar o diagnóstico. Raios-X do quadril são geralmente normais e uma ressonância magnética nem sempre mostra o labrum claramente, sendo muitas vezes necessária a injeção de fluído de contraste na articulação do quadril no momento do exame para se ver a lesão mais claramente.
lesão no quadril euatleta (Foto: Getty Images)
A dor geralmente acomete a parte anterior ou inguinal do quadril lesionado (Foto: Getty Images)

Tratamento
O tratamento da lesão labral do quadril está evoluindo muito rapidamente. Os cuidados iniciais incluem:
Repouso relativo
Medicamentos anti-inflamatórios
Fisioterapia com ênfase em reequilibrar os músculos ao redor da articulação do quadril.

Infiltraçao com corticoide
Se as medidas acima falham no alivio da dor, uma artroscopia do quadril pode ser considerada. Durante este procedimento, o cirurgião coloca uma pequena câmera na articulação para ver a lesão labral. O cirurgião também pode avaliar da cartilagem da articulação, ligamentos importantes, e outras estruturas. O procedimento, geralmente, consiste em “raspar” a parte lesionada do lábio. Em algumas lesões maiores, localizadas em uma área acessíveis da articulaçao, pode ser tentada a reparação (costura) do labrum. A recuperação de uma artroscopia do quadril geralmente dura de seis a 12 semanas.
Adriano Leonardi ortopedista (Foto: editoria de arte) 

Nenhum comentário :

Postar um comentário