sábado, 6 de junho de 2015

Ombro
Na superfície do ombro, formando o contorno arredondado localizamos o Músculo Deltóide, que pode ser bastante volumoso, dificultando o acesso palpatório de outras estruturas, ou delgado, facilitando a palpação. A articulação do Ombro é uma articulação Sinovial do tipo Esferóidea, formada pelo encaixe da Cabeça do Úmero com a Cavidade Glenoidal da Escápula. Nessa região palparemos: a Epífise Proximal do Úmero (Cabeça do Úmero, Tubérculos Maior e Menor, Sulco Intertubercular) e o Músculo Deltóide.

Cabeça do Úmero: está recoberta pela Cápsula Articular do Ombro e Ligamentos Capsulares, pelos Tendões do Manguito Rotador e pelo Músculo Deltóide.

Estratégia para Palpação: localize o Processo Coracóide da Escápula. Deslize seu dedo lateralmente, até sentir uma elevação arredondada (Cabeça do Úmero), nesse momento faça uma pinça bidigital utilizando o indicador e o polegar, envolvendo a Cabeça do Úmero tanto anteriormente quanto posteriormente e, realize a Rotação Medial e Lateral do Braço percebendo o deslocamento da Cabeça do úmero.  

Tubérculo Menor, Sulco Intertubercular e Tubérculo Maior: são Acidentes Ósseos da Epífise Proximal do úmero. Essas estruturas são mais difíceis de realizar a palpação por estarem localizadas profundamente ao Músculo Deltóide.

Estratégia para Palpação: 
a) Tubérculo Menor do úmero: após a localização da Cabeça do úmero, posicione o membro do paciente em posição Anatômica (polegar dirigido lateralmente), nesse momento é possível sentir uma pequena projeção óssea, o Tubérculo Menor.
b) Sulco Intertubercular do Úmero: com a posição de palpação do Tubérculo Menor, realize o movimento de Rotação Medial, no local que você sentia uma projeção óssea (o Tubérculo Menor) aparece uma depressão acentuada, o Sulco Intertubercular.
c) Tubérculo Maior do Úmero: após a palpação do Sulco Intertubercular, movimente o Membro Superior do paciente em rotação Medial Máxima. O Tubérculo Maior será palpável nessa posição.
Fonte: BACKHOUSE, Kenneth M.; HUTCHINGS, Ralph T. Atlas Colorido de Anatomia de Superfície Clínica e Aplicada. São Paulo: Manole, 1989.

Anatomia - Prática em Laboratório de Anatomia

osso úmero 

 
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cpy4kJXZtdI

Nenhum comentário :

Postar um comentário