domingo, 21 de junho de 2015



EU ATLETA EXERCÍCIO FUNCIONAL mosaico 2 (Foto: Igor Christ)                                          Exercício funcional gera força, equilíbrio, agilidade e condicionamento físico (Foto: Editoria de Arte/EUATLETA)

Tudo, é claro, sob a supervisão do treinador Cláudio Marcel Castilho, o Baiano, que coordena uma equipe com outros quatro profissionais da área esportiva. Personal trainer de atrizes como Nanda Costa e Giovanna Antonelli, ele também é o responsável por elaborar, há 12 anos, as planilhas de treino dos integrantes do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo.
- Você que está em casa achando que não pode praticar o exercício funcional, está enganado. Basta procurar a orientação de um professor de educação física, que vai identificar as suas limitações, seja referente ao peso ou a algum tipo de lesão. Está acima do peso ou sem fazer atividade física há muito tempo? Você pode fazer isso. Só não pode ficar parado - disse Baiano.

DICA 1 - TREINO DE ABDÔMEN

Os exercícios são definidos de acordo com as necessidades de cada aluno e são realizados nas estações montadas. Em geral, são muitos tipos de agachamentos, sustentação do corpo, trabalho de puxar e empurrar, além da corrida. Nesta primeira dica de exercício, mostraremos como o atleta pode exercitar o abdômen usando os elásticos amarrados na haste, posicionado em pé ou deitado. O treino foi realizado nas areias da praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, mas pode ser feito em qualquer tipo de ambiente.
- Estamos usando o espaço aberto da praia na areia, que tem uma intensidade muito elevada. Se quiser, pode afastar os móveis da sala e se exercitar em casa. A preocupação deve ser só a de fazer isso com a orientação de um profissional. Segurança acima de tudo - finalizou Baiano.
* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2013/04/treinamento-funcional-eu-atleta-inicia-serie-com-dicas-de-exercicios.html  

Na sequência da série que é voltada aos exercícios funcionais, o EU ATLETA passa mais uma dica com o treinamento para a musculatura profunda. Nesta semana, o preparador físico Cláudio Baiano e sua equipe mostram um trabalho para coxa, abdômen e bumbum (glúteo) ao mesmo tempo. No treino que é realizado na areia, a mini band (anel elástico) é colocada abaixo dos joelhos, bem na altura do tornozelo para fortalecer os membros inferiores. O atleta se movimenta de forma lateral, anda para frente e para trás, se agacha em diferentes velocidades e ainda simula um polichinelo com o braço colocado da forma que achar mais conveniente. No final, dão pequenos tiros de corrida sem o elástico para liberar a musculatura.
- É um treino simples e eficaz, que precisa apenas de uma mini band. Cada vez que você se aproxima da ponta do pé, mais intenso o exercício fica. Deseja fazer algo mais leve e menos intensidade, coloca o elástico abaixo do joelho. Está mais adiantado? Então, pode colocar no tornozelo. Esse elástico você vai achar em farmácias e lojas de médico - explicou Baiano.
  •  
EU ATLETA EXERCÍCIO FUNCIONAL mosaico 1 (Foto: Igor Christ)Dica de exercício nº 2 com elástico na perna para glúteo, coxa e abdômen (Foto: Igor Christ/EUATLETA)
 
O treino funcional trabalha a musculatura profunda das pessoas com atividades que utilizam equipamentos como elásticos, bolas, cordas, cones, bambolês, cintos de tração e hastes, que podem ser comprados até em lojas de material de construção. Esse trabalho é o reflexo do que se faz no dia a dia, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O atleta ganha força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência, coordenação e condicionamento físico.
O exercício funcional virou uma alternativa para aqueles que estão cansados dos treinamentos convencionais de musculação. Entrando nessa onda que vem ganhando força e cada vez mais adeptos nas praias e academias espalhadas pelo Brasil, o EU ATLETA iniciou uma série com dicas para você queimar as calorias indesejáveis e entrar em forma com exercícios completos.
* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2013/05/treino-funcional-2-exercicio-com-elastico-trabalha-coxa-e-bumbum.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário