14/11/2016 13h15
- Atualizado em
14/11/2016 13h44
Mais de 400 imóveis são multados em Bauru neste ano por falta de limpeza
Cidade sancionou lei que obriga a limpeza de imóveis.
Vistoria faz parte de ações contra o Aedes aegypti.
Neste ano, mais de 400 proprietários de imóveis foram multados em Bauru (SP) devido à falta de higiene em terrenos e quintais. Agentes da vigilância sanitária vistoriam os locais em ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão nos quintais das casas. Em Bauru, foi sancionada uma lei que obriga o proprietário a manter seu imóvel limpo.Em vistoria, se alguma irregularidade for localizada, o responsável é notificado e pode ser multado no valor de R$ 142 a R$ 5,4 mil, de acordo com a gravidade. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, de janeiro a setembro de 2016, 521 imóveis foram notificados e, deste total, 447 proprietários foram autuados.
Cerca de 1,5 mil imóveis são vistoriados por semana e, por dia, de 10 a 15 deles apresentam possíveis criadouros do mosquito, como o acúmulo de materiais recicláveis e vasos de plantas. “Dependendo da região é um tipo de criadouro. Ultimamente são recicláveis acumulados e vasos de plantas. Agora em época de chuva é lamentável. Toda a semana tem que percorrer o quintal, a casa, e eliminar os criadouros do Aedes”, explica Daniel Godoy Tarcinalli, diretor de vigilância ambiental.
"Quando é uma casa habitada resolve o problema. O problema é quando são imóveis abandonados. A gente usa uma nova lei que permite que a prefeitura faça o serviço e cobre 5% do valor do imóvel”, complementa Daniel.
Nenhum comentário :
Postar um comentário