sábado, 26 de novembro de 2016

Edição do dia 22/11/2016
22/11/2016 10h41 - Atualizado em 24/11/2016 14h34

De 20 a 30% da população brasileira sofre de constipação intestinal

Se o seu intestino anda devagar, quase parando, você não está sozinho.
Quase 30% dos brasileiros têm prisão de ventre.


Como anda o seu intestino? Se você respondeu lento, devagar, quase parando, você não está sozinho. Quase 30% dos brasileiros têm prisão de ventre.

O Bem Estar desta terça-feira (22) mostra os alimentos que ajudam as bactérias do nosso intestino para que ele funcione melhor. O médico gastroenterologista Aderson Damião explica para que servem e como funcionam os probióticos e a nutricionista Tânia Rodrigues fala sobre alimentos considerados laxantes, como o mamão e o kiwi.

Você sabia que as bactérias boas sobrevivem com base nas fibras solúveis das verduras, frutas e legumes?

Entre 20 e 30% da população brasileira tem algum tipo de alteração intestinal relacionada a constipação. A constipação é popularmente chamada de "prisão de ventre" e se caracteriza por uma situação em que a pessoa evacua pouco (menos de 3 vezes por semana) e/ou sob grande esforço.

As causas da constipação podem ser várias, mas entre as mais comuns estão: estilo de vida, dieta pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos, sedentarismo e alguns medicamentos. O tratamento é basicamente a mudança desses hábitos.

Sugestão de cardápio para manter uma boa relação com o banheiro
Café da manhã:
iogurte + aveia + mamão + kiwi. Pão de forma multigrãos + coalhada ou homus.

Almoço: salada de alface, rúcula, cenoura ralada e aspargos, arroz sete cereais, feijão carioca, brócolis refogado, filé de pescada branca com crosta de gergelim, abacaxi com raspas de limão.

Jantar: salada de couve, tomate, beterraba ralada e linhaça, arroz integral com lentilha, peito de frango grelhado, berinjela com pimentões ao forno, kiwi batido com manga.

Uso de antibióticos pode causar um desequilíbrio bacteriano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário