terça-feira, 15 de novembro de 2016

14/11/2016 20h02 - Atualizado em 14/11/2016 20h02

Semente de planta é distribuída em Lençóis Paulista contra Aedes aegypti

Efeito da crotalária não é comprovado cientificamente.
Planta atrairia predador natural do mosquito e faria controle natural. 

Planta atrai predador natural do Aedes aegypti (Foto: Reprodução/TV TEM) 

Planta atrai predador natural do Aedes aegypti
(Foto: Reprodução/TV TEM)

As ações da prefeitura e a colaboração dos moradores reduziram drasticamente os casos de dengue este ano em Lençóis Paulista (SP). Até uma planta, chamada crotalária, está sendo usada no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em 2015 a cidade, de quase 62 mil habitantes, teve uma epidemia de dengue, com 476 casos. Em 2016 apenas 38 casos de dengue foram registrados, a população tem contribuído muito para o baixo índice da doença.

Os agentes comunitários dão uma pequena palestra para os pacientes que frequentam as Unidades Básicas de Saúde da cidade pelo menos uma vez na semana. Além das orientações, os agentes também distribuem sementes de crotalária, uma planta que ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue, febre ckikungunya e vírus da zika.

A planta cresce até um metro e dá flores amarelas e uma vagem. Não há nada comprovado cientificamente, mas tem estudos que mostram que ela atrai a libélula, que é predador natural do mosquito, e acaba sendo um controle natural. “Esse ano tivemos apenas 38 casos. Isso se deve bastante ao biolarvicida, à crotalária e o trabalho que vem sendo feito com palestras pra gente tentar deixar o número baixo”, acredita o diretor de saúde Márcio Santarém.
Um mosquito Aedes aegypti macho geneticamente modificado é visto na fábrica Oxitec em Piracicaba, no interior de São Paulo. Batizado de 'Aedes do bem”, o mosquito produzido pela empresa possui uma alteração genética que torna sua prole estéril (Foto: Paulo Whitaker/Reuters) 
Aedes aegypti transmite dengue, vírus da zika e chikungunya (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Nenhum comentário :

Postar um comentário