sexta-feira, 31 de março de 2017

Preços de remédios sobem até 4,76% 

Remédios genéricos 

Arquivo/Agência Brasil Remédios genéricos  

O Diário Oficial da União publica resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizando os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017, que variam de 1,36% a 4,76%. O aumento começa a valer a partir desta sexta-feira (31).

De acordo com a resolução, o reajuste máximo permitido é o seguinte: nível 1: 4,76%; nível 2: 3,06; e nível 3: 1,36%. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios.

O Sindicato da Indústria Farmacêutica  (Sindusfarma) informou, por meio de nota, que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano.


“Do ponto de vista da indústria farmacêutica, mais uma vez os índices são insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos”, diz a nota.



Segundo o Sindusfarma, o reajuste anual de preços fixado pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/pre%c3%a7os-de-rem%c3%a9dios-sobem-at%c3%a9-476percent/ar-BBz6vJM?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

quarta-feira, 29 de março de 2017

Ônibus de São Sepé sai da pista e cai em ribanceira na BR-392

28 de março de 2017 |


O motorista de um ônibus da empresa Argenta ficou ferido após sofrer um acidente na noite de segunda-feira, 27, por volta das 21h50.  O ônibus saiu da pista e caiu em uma ribanceira, próxima à Fida Gran, na região das Caieiras.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle. Não havia passageiros no ônibus na hora do acidente. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento com ferimentos leves. O nome do motorista não foi divulgado pela PRF.

.
.

domingo, 26 de março de 2017

25/3/2017 às 17h10 (Atualizado em 25/3/2017 às 18h55)

Explosão de bomba em Bangladesh deixa três mortos e dezenas de feridos

Grupo islâmico local — aliado ao Estado Islâmico — foi responsabilizado pelos atentados
Os dois atentados ocasionou pelo menos três mortes em Sylhet Reuters/25.3.2017
 
Pelo menos três pessoas, incluindo um policial, foram mortas e dezenas se feriram em duas explosões de bombas neste sábado (25) perto de um esconderijo de militantes que estava sendo invadido por soldados no nordeste de Bangladesh. Vários soldados e policiais estão entre os feridos, ele acrescentou.

Segundo a polícia, as explosões no distrito de Sylhet vieram um dia após um homem bomba ter explodido em um ponto de checagem perto do principal aeroporto do país, em um ataque assumido pelo Estado Islâmico.

Na primeira explosão duas pessoas foram mortas e mais de 30 se machucaram perto do esconderijo. Um policial morreu, e outras pessoas ficaram feridas, na segunda explosão em frente ao prédio, disse o policial Rokon Uddin.

A responsabilidade pela autoria do atentado não foi assumida imediatamente.

Soldados invadiram o esconderijo que pertencia a um grupo islâmico local, que se aliou ao Estado Islâmico e que foi responsabilizado pelo ataque a um café em julho do ano passado, no qual 22 pessoas morreram, a maioria estrangeiros.

Neste sábado, soldados resgataram todas as 78 pessoas presas dentro do prédio de cinco andares, em uma operação que ainda está em andamento.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/explosao-de-bomba-em-bangladesh-deixa-tres-mortos-e-dezenas-de-feridos-25032017
25/3/2017 às 17h49 (Atualizado em 25/3/2017 às 17h51)

Inundações afetam 120 mil pessoas e deixam 90 mortos no Peru

 Intensas chuvas e transbordamentos de rios deixaram 14.301 casas e 40 escolas destruídas

Da Agência Brasil
Somatório de pessoas atingidas de alguma maneira pelo fenômeno do 'El Niño costeiro' já chega a 742.101 REUTERS
 
O número de mortos no Peru pelas inundações subiu neste sábado (25) para 90, enquanto 20 pessoas permanecem desaparecidas e o total de afetados chegou a 120.899, conforme o último relatório entregue pelo ministro da Defesa peruano, Jorge Nieto. As informações são da agência EFE.

Segundo ele, o somatório de pessoas atingidas de alguma maneira pelo fenômeno do 'El Niño costeiro' já chega a 742.101, sendo que 347 estão feridas.

De acordo com dados do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) citados pelo ministro, as intensas chuvas e transbordamentos de rios deixaram 14.301 casas e 40 escolas destruídas.

Em declarações a "RPP Noticias", Nieto disse que "os voos civis não foram suspensos" para poder tirar a população das zonas afetadas em aeronaves da Força Aérea. No entanto, indicou que parte dos voos tem que ser utilizados para transportar produtos agrícolas, a pedido dos governadores, perante o desabastecimento provocado pela emergência climática.

Nas cidades de Tumbes e Piura, duas das mais atingidas pelas tempestades, a produção agrícola está estragando, e, se não for transferida a tempo, irá gerar problemas econômicos para os produtores dentro de máximo três meses, afirmou Nieto.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/inundacoes-afetam-120-mil-pessoas-e-deixam-90-mortos-no-peru-25032017
26/3/2017 às 16h25

Cerca de 1.200 imigrantes rumo à Itália são resgatados no Mediterrâneo

ROMA (Reuters) - Navios humanitários resgataram quase 1.200 imigrantes que estavam cruzando o mar Mediterrâneo no fim de semana em uma série de barcos pequenos e lotados, disse a instituição Médicos Sem Fronteiras neste domingo.

Uma jovem foi encontrada inconsciente em um dos barcos e depois morreu, disse o grupo.

Cerca de 412 pessoas estavam amontoadas em um único barco de madeira, enquanto as outras foram apanhadas de imensos botes infláveis, que tinham zarpado da costa da Líbia.

Contabilizando os resgates do fim de semana, cerca de 22 mil imigrantes, principalmente africanos, foram capturados indo para a Itália neste ano, enquanto cerca de 520 morreram tentando fazer a travessia.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/cerca-de-1200-imigrantes-rumo-a-italia-sao-resgatados-no-mediterraneo-26032017
26/3/2017 às 17h34

Tiroteio em boate deixa um morto e 15 feridos em Cincinnati, nos Estados Unidos

Segundo a polícia, bar estava com cerca de 200 pessoas
Da Agência Brasil
Uma pessoa morreu durante tiroteio Reprodução/Twitter Cincinnati Police
 
Uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na madrugada deste domingo (26) em uma casa noturna de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos. As informações divulgadas pela agência EFE são da polícia de Cincinnati.

Em entrevista coletiva, o chefe da Polícia de Cincinnati, Eliot Isaac, confirmou que um homem identificado como Obryan Spikes, de 27 anos, morreu no tiroteio na boate Cameo.

"O bar estava muito cheio, com aproximadamente 200 pessoas. Alguns homens começaram a brigar no bar e a situação se complicou, com disparos sendo efetuados por parte de vários indivíduos. Como resultado, 16 pessoas ficaram feridas e uma delas morreu", disse.


Os feridos foram levados a vários hospitais da cidade em ambulâncias ou em veículos particulares, disse Isaac. Um deles está internado em estado muito grave.

Ninguém foi preso por enquanto. A capitã da polícia local Kimberly Williams tinha informado que as autoridades estão procurando duas pessoas que fugiram correndo do local.

O governador de Ohio e candidato nas primárias republicanas para a presidência dos EUA, John Kasich, condenou o tiroteio, que descreveu como "outra tragédia terrível em nosso país".

Não é a primeira vez que tiroteios ocorrem na Cameo. A boate foi palco de dois incidentes similares em 2015. No dia 1º de janeiro, um homem foi baleado no pé. Em setembro do mesmo ano, uma pessoa foi encontrada morta no estacionamento do local.

Uma recompensa de US$ 10 mil foi oferecida por informações que levem à prisão dos autores do tiroteio.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/tiroteio-em-boate-deixa-um-morto-e-15-feridos-em-cincinnati-nos-estados-unidos-26032017
26/3/2017 às 10h38 (Atualizado em 26/3/2017 às 11h30)

Hotel pega fogo no município de Ilhéus (BA)

Fogo se propagou através da cobertura do estabelecimento que era feita de piaçava

Do R7
Segundo os bombeiros, o fogo começou por volta de 12h30. Divulgação/Corpo de Bombeiros
 
Um incêndio atingiu um hotel na cidade de Ilhéus, a 446 km da capital baiana, neste sábado (25).O incêndio teria sido iniciado em um terreno baldio, ao lado do hotel.


Segundo os bombeiros, o fogo começou por volta de 12h30 e se propagou através da cobertura do estabelecimento, que era feita de piaçava.


O 5ºGBM (Grupamento de Bombeiros Militar) controlou as chamas no local. Não há informações sobre feridos.

Fonte: http://noticias.r7.com/bahia/hotel-pega-fogo-no-municipio-de-ilheus-ba-26032017

Por que algumas pessoas voltam a engordar após a cirurgia bariátrica?

Boa parte dos pacientes estabilizados e "liberados" para realizar a cirurgia, abandonam o tratamento psiquiátrico precocemente, o que faz com que os sintomas voltem e o processo de emagrecimento seja interrompido.

Mais de 30 milhões de brasileiros são obesos e o sonho de muitos é conseguir comer menos. Uma alternativa para o prato ficar mais leve é o balão gástrico que ocupa parte do estômago, mas o cirurgião bariátrico Doutor Caetano Marchesini explica que a operação é apenas uma parte do processo. 

E com a ajuda do psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, o Bem Estar desta sexta-feira (24) explica porque algumas pessoas fazem a bariátrica e engordam tudo de novo. 

Saiba mais
Todo processo de emagrecimento rápido gera deficiências nutricionais por causa da baixa ingestão de calorias. No caso da cirurgia bariátrica, além da perda rápida de peso, a absorção das vitaminas é ainda mais prejudicada por causa da redução do estômago e do desvio do intestino. 

O mecanismo de absorção dos nutrientes acontece assim:
Cada parte do intestino absorve um tipo de vitamina. Quando o duodeno e o intestino delgado são desviados (técnica Baypass), as vitaminas que mais se perdem são o ferro e o cálcio. Já no estômago, a redução do tamanho afeta a absorção pela área reduzida e pela diminuição da produção de uma enzima responsável pela absorção da vitamina B12. 

Dr. Caetano explica que depois de um ano de bariátrica, o corpo se adapta a essas mudanças e os nutrientes podem voltar a ser absorvidos. Por isso é fundamental uma avaliação médica anual para verificar a deficiência de vitaminas, nem sempre o uso complementar precisa ser feito para o resto da vida. 

Compulsão alimentar – Segundo o Dr. Caetano Marchesini, a compulsão alimentar não é uma contraindicação para fazer a cirurgia bariátrica. O que é fundamental, nestes casos, é tratar a compulsão antes da cirurgia e fazer acompanhamento para o resto da vida com nutricionista e, principalmente, psiquiatra. 

Pré-operatório – A cirurgia bariátrica não trata a obesidade. A pessoa continua se comportando como obesa, por isso, ela precisa de um acompanhamento para a vida toda. É fundamental fazer uma avaliação psicológica, nutricional e endocrinológica, além dos exames de preparo. 

Pós-operatório – Toda pessoa que faz bariátrica precisa tomar vitamina pelo menos no primeiro ano após a cirurgia. Para manter-se magro é preciso acompanhamento de nutricionista, preparador físico e psicólogo. É preciso fazer musculação para manter a massa magra, que geralmente é reduzida com o emagrecimento rápido. Uma dieta equilibrada é fundamental para que o emagrecimento seja saudável. As mulheres precisam ficar ainda mais atentas à deficiência de vitaminas porque há fatores fisiológicos que fazem com que elas percam mais nutrientes, como a menstruação. Envolver a família na mudança de hábitos alimentares ajuda a sustentar a perda de peso. As orientações médicas precisam ser seguidas à risca e as desculpas que vão surgir no meio do caminho para que a pessoa coma mais devem ser ignoradas. 

Por que a bariátrica dá errado para algumas pessoas?
Entre os principais fatores estão os quadros psiquiátricos. Eles costumam já estar presentes antes mesma da cirurgia bariátrica e podem estar relacionados com a instalação e manutenção da obesidade pré-indicação de cirurgia. 

Usualmente, pacientes que não obtiveram sucesso na perda de peso, não foram bem avaliados, diagnosticados e tratados como deveriam antes da cirurgia. Daí a importância de uma avaliação psiquiátrica adequada pré-operatória. As doenças psiquiátricas, de forma geral, não contraindicam a realização da cirurgia. O consenso geral é de que o adoecimento mental deverá ser tratado e estabilizado para que o indivíduo realize a cirurgia e garanta parte do sucesso operatório. 

Além disso, uma vez diagnosticado, o tratamento deverá permanecer após a cirurgia, inclusive com o uso de medicamentos, pelo tempo que o psiquiatra achar necessário. Uma grande falha é que boa parte dos pacientes já estabilizados e "liberados" para realizarem a cirurgia, abandonam o tratamento precocemente, com recorrência dos sintomas e interrupção do processo de perda de peso. 

Anvisa inclui 12 novas substâncias em suas listas de entorpecentes e psicotrópicos

Grupo contém drogas com efeitos similares ao ecstasy e ao LSD.

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu 12 novas substâncias às Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial. 

Os compostos foram adicionados a listas diferentes. Ficam proibidas no Brasil as substâncias Butirfentanil, U-47700, 3-MMC, 4-MEAPP, 25I-NBF, 30C-NBOMe, ALFA-EAPP, Dimetilona, N-Etilpentilona, e Pentilona. Elas foram incluídas na Lista F, que é a Lista de Substâncias de Uso Proscrito (ou proibido) no Brasil. São utilizadas como drogas de abuso, para fins recreativos e não há uso industrial ou medicinal reconhecidos. 

Já as substâncias ANPP e NPP não estão proibidas no Brasil, porém ficam sujeitas a medidas de controle. 

Foram incluídas na Lista D1, que é a Lista de Substâncias Precursoras de Entorpecentes e/ou Psicotrópicos, e portanto, podem ser utilizadas para fins industriais lícitos. Devido à possibilidade de serem usadas na produção de drogas, precisam estar sujeitas a medidas de controle especiais, a fim de evitar o desvio para uso recreativo. A inclusão nas listas foi publicada no diário Oficial desta segunda-feira (20). 

"Todas essas moléculas apresentaram atributos que conferiram alto risco à saúde. Considerando a nossa responsabilidade e papel, a gente toma uma medida administrativa que, em alguns casos é o controle especial, e em outros casos é a proibição, para que diminua a oferta do produto no Brasil", disse Renata Moraes, gerente da área de produtos controlados da Anvisa. 

"A partir do momento que elas são incluídas na portaria, caso essas substâncias sejam encontradas em território nacional sendo vendidas, ou em posse de alguém, o responsável pode ser enquadrado na lei de drogas, como tráfico", completou. 

Saiba qual é cada uma das substâncias, de acordo com Moraes:
ANPP e NPP: Precursores utilizados na fabricação da fentanila, um opioide parecido com a morfina que pode causar dependência. A fentanila é usada como anastésico no Brasil. Como o ANPP e o NPP começaram a ser desviados para a fabricação clandestina, a Organização das Nações Unidas (ONU) controlou essas substâncias. 

Butirfentanil e U-47700: São drogas de abuso, usadas de forma recreativa, sem nenhuma aplicação terapêutica reconhecida. As duas drogas são sintéticas e muito parecidas. Exercem o mesmo efeito: as duas são entorpecentes e têm ação parecida com os opioides. As moléculas têm uma potência muito alta, pequenas quantidades podem causar grandes efeitos, como depressão respiratória. 

3-MMC, 4- MEAPP, ALFA-EAPP, Dimetilona, Pentilona e N-Etilpentilona: São psicotrópicos sintéticos, usados de forma recreativa. São estimulantes, se assemelhando ao MDMA, conhecido como ecstasy, ou à cocaína. Elas têm efeitos graves à saúde e não têm nenhuma aplicação terapêutica. 

25I-NBF e 30C-NBOMe: São substâncias psicotrópicas, com uma ação alucinógena. Elas imitam o efeito do LSD. No Brasil, podemos encontrar selos vendidos como LSD, mas que na verdade são essas substâncias. As duas já foram apreendidas pela Polícia Federal em território brasileiro. 

Não é verdade! Notícia diz que vacina de febre amarela é veneno mortal

Texto é igual a um compartilhado no ano passado sobre vacina contra o H1N1. Ministério da Saúde diz que vacinas são 'seguras e eficazes'. 

Circula pelo Facebook uma notícia com o título 'Depois de vacinarem 40 mi de pessoas descobriram que a vacina da febre amarela é um veneno mortal'. Ela é falsa. 

Segundo a notícia, que já teve milhares de compartilhamentos, a vacina ataca diretamente o sistema nervoso e causa problemas de respiração, paralisia e pode levar até a morte. 

A notícia diz que já houve 500 casos confirmados de efeitos secundários da febre amarela, incapacitando centenas de brasileiros. O Ministério da Saúde nega e diz que a vacina é segura. 

O texto 'viral' é praticamente igual ao que foi divulgado e compartilhado nas redes sociais no ano passado, referindo-se à vacina contra o vírus H1N1. Apenas algumas partes foram modificadas e outras, adaptadas. 

"Vários médicos, farmacêuticas e meios de comunicação continuam a mentir sobre o mercúrio em vacinas. 

Os mídia deixaram a ciência totalmente de lado na sua propaganda de incentivo à vacina contra a #gripe, tendo deixado de mencionar de todo qualquer dos riscos associados à mesma", diz o texto. 

No final, a reportagem conclui: "Se tomas vacinas contra a Febre Amarela, é provável que estejas a ser envenenado aos poucos, pois sabe-se que estas contêm produtos químicos neurotóxicos e metais pesados em concentrações alarmentes! Para além disso, não existe uma forma segura de mercúrio, tal como não existe forma segura de heroína. Todas as formas de mercúrio são consideradas altamente tóxicas quando injetadas no corpo!" 

O texto tem ganhado repercussão em razão do surto de febre amarela por qual passa o país. Segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 448 casos da doença. Foram notificados 1.561 casos suspeitos, sendo que 850 permanecem em investigação. Dos 264 óbitos notificados, 144 foram confirmados, 110 ainda são investigados e 10 foram descartados. 

O Ministério da Saúde assegura, no entanto, que todas as vacinas ofertadas no Sistema Único de Saúde passam por um processo rigoroso de avaliação de qualidade, obedecendo a critérios padronizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

"Após aprovação em testes de controle do laboratório produtor, cada lote de vacina é submetido à análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Desde 1983, os lotes por amostragem de imunobiológicos adquiridos pelos programas oficiais de imunização vêm sendo analisados, garantindo sua segurança, potência e estabilidade, antes de serem utilizados na população", diz o ministério. "Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos ao ano, para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias." 

Segundo a pasta, as vacinas contra a febre amarela são seguras e eficazes quando administradas de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O ministério afirma que se trata de uma vacina altamente imunogênica (confere imunidade em 95% a 99% dos vacinados), bem tolerada e raramente associada a eventos adversos graves. 

Como qualquer imunobiológico, ela tem contraindicações e precauções na administração. A vacinação está contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade, por exemplo. 

Pacientes portadores de alguma imunossupressão, seja congênita ou adquirida, gestantes e pessoas acima de 60 anos devem ser avaliados caso a caso antes de serem vacinados. Pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo ou gelatina deverão passar por avaliação médica. "É muito importante o cumprimento dessas orientações, pois a vacinação de forma inadvertida poderá, mesmo que raramente, causar eventos adversos graves pós-vacinação", diz o ministério. Os números de casos de reação à vacina citados no texto compartilhado, no entanto, não procedem. 

Sobre a vacina da gripe, alvo do texto do ano passado, o Ministério da Saúde diz que ela também é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e suas complicações. 

"Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. As vacinas contra a gripe são trivalentes e contêm antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sendo sua composição determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul. Trata-se de uma vacina inativada e bastante segura. Doenças graves como a Síndrome de Guillain Barré (SGB) são raras, podendo ocorrer com a frequência de um caso por milhão de doses administradas, sendo muito menor que o risco de complicações da influenza, por exemplo, que podem ser prevenidas pela imunização. A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza é realizada todos os anos para prevenir internações e mortes em decorrência do agravamento da doença nos públicos prioritários."

Pesquisadores descobrem gene que protege feto do diabetes materno

Acredita-se que o aumento da glicose no sangue da mãe provoca a produção excessiva de radicais livres nas células do embrião.

Uma equipe de pesquisadores espanhóis descobriu que o gene Alx3, presente nos embriões durante o desenvolvimento intrauterino, protege o feto das más-formações causadas pelo diabetes da mãe. 

De acordo com o diretor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Diabetes e Doenças Metabólicas Associadas (Ciberdem), Mario Vallejo, o diabetes materno durante a gestação representa um risco "muito grande" para a aparição de más-formações no desenvolvimento embrionário e fetal, que afetam fundamentalmente à formação do sistema nervoso e do coração. 

Acredita-se que o aumento da glicose no sangue da mãe provoca a produção excessiva de radicais livres nas células do embrião, "o que gera estresse oxidativo com o conseguinte dano e morte celular". 

Utilizando um modelo de diabetes materno em ratos, os pesquisadores descobriram que ao detectar quantidades de glicose anormalmente altas no sangue da mãe, Alx3 se ativa nas células embrionárias durante o desenvolvimento intrauterino. 

Com isso, segundo Vallejo, "se inicia a síntese de uma proteína reguladora codificada por este gene, cujo papel é estimular a atividade de um conjunto de genes diferentes responsáveis da produção de enzimas que eliminam os radicais livres para fazer frente ao estresse oxidativo". 

Pelo contrário, quando o Alx3 está anormalmente inativo, os genes que codificam estas enzimas não são estimulados, o que dispara a incidência e gravidade das más-formações congênitas, explica. 

No mesmo estudo, publicado na revista "Scientific Reports", os investigadores descreveram que o mecanismo pelo qual esta resposta se inicia inclui a estimulação da produção de outro fator de transcrição denominado Foxo1, que também tem papel importante na defesa do organismo contra os radicais livres. 

Assim, os pesquisadores demonstraram que o Alx3 é uma peça fundamental para a defesa das células embrionárias contra o prejuízo produzido pelo estresse oxidativo gerado pela hiperglicemia de origem materna. 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Investigações Biomédicas Alberto Sols (CSIC-Universidade Autônoma de Madri), em parceria com pesquisadores do Instituto Cajal. 

Homens e mulheres preferem depilação completa da região genital feminina, diz USP

Ao todo, 52.787 mulheres e 17.133 homens fizeram parte do levantamento. Para as mulheres, a higiene é o principal motivo para extração total dos pelos.

Uma pesquisa do Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) concluiu que mulheres e homens brasileiros preferem a depilação completa da região genital feminina. O estudo feito pela psicóloga e especialista em sexualidade humana, Maria Luiza Sangiorgi, apontou também a ausência de sintomas clínicos vaginais após a extração dos pelos pubianos. 

Segundo a especialista, a pesquisa, inédita no país, deverá abrir portas para que novos e mais complexos estudos sobre o tema sejam feitos. Ela destaca que ela é importante na prática clínica para o aconselhamento de hábitos e cuidados com a genitália ao oferecer informações para que as mulheres decidam a maneira mais saudável de cuidar do órgão genital. 

Veja abaixo orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para fazer uma depilação com segurança.

Dados obtidos por questionário

A pesquisa teve como objetivo compreender a preferência de homens e mulheres em relação ao tipo de depilação, e identificar se a extração dos pelos estava relacionada a algum tipo de sintoma clínico. 

Por meio de um questionário disponibilizado no blog do Ambulatório, os participantes responderam a perguntas em comum como “Qual tipo de depilação você prefere?” e “Por que motivo prefere dessa forma?”. Às mulheres, também foram feitas perguntas sobre surgimento de sintomas clínicos genitais após a depilação. 

O estudo contou com a participação de 52.787 mulheres e de 17.133 homens, com idade acima de 18 anos e de todas as regiões do país. Segundo a pesquisadora, 64,3% das mulheres e 62,2% dos homens declararam preferir a área genital feminina completamente depilada. No entanto, a justificativa para a escolha se mostrou diferente, já que para as mulheres, a higiene é o principal motivo de se verem livres dos pelos, enquanto que para os homens, a questão é a beleza, que segundo a pesquisadora está ligado à atração. 

A remoção total dos pelos da genitália feminina é mais preferida por mulheres e homens com maior frequência sexual, assim como por mulheres que estão mais satisfeitas com a aparência de seus órgãos genitais e sentem desejo sexual com mais frequência. 

“Em todas as faixas etárias que observamos, a preferência maior foi por depilação completa entre os homens e as mulheres, com a exceção das mulheres maiores de 45 anos. A gente fez um estudo piloto e já tínhamos visto que entre os homens havia uma preferência maior pela depilação completa, mas pelas mulheres nem tanto. Os homens não surpreenderam, mas as mulheres sim, porque a porcentagem foi muito parecida”, explica Maria Luiza. 

A média de idade entre os homens que responderam o questionário é de 31,9 anos, enquanto a das mulheres é de 28,5 anos. De acordo com a pesquisadora, o estudo revelou que quanto mais alta a faixa etária, menor a preferência pela depilação completa e maior o gosto pela extração parcial dos pelos. 

“Talvez, essas mulheres mais velhas sejam menos influenciadas por essa tendência recente, e mais influenciadas por uma tendência anterior, tanto é que ainda ouvimos falar do estilo 'Claudia Ohana', que é como ela saiu na Playboy há muitos anos. Até mesmo em ‘Game of Thrones’, há um episódio em que a rainha Cersei é atacada pelas ruas e o que mais chamou a atenção nos comentários na internet foi a presença de pelos pubianos e não a violência contra ela em si”, afirma. 

O que Maria Luiza chama de tendência diz respeito a observações de pesquisas feitas em outros países e que mostram cenários similares ao brasileiro. Ela diz que os levantamentos apresentam uma preferência cada vez maior pela retirada total de pelos da região pubiana. 

“Foi feita até uma pesquisa muito interessante, em 2011, com fotos da revista Playboy. Acompanharam as fotos de 1953 até 2008 e viram que os pelos foram diminuindo com o passar do tempo. Um estudo nos EUA mostrou também uma preferência maior pela depilação completa”. 

A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens. 

Com relação a extensão dos sintomas clínicos, o questionário perguntou às mulheres se havia algum tipo de desconforto como coceira na vulva ou corrimento vaginal notado pelas adeptas da depilação após a extração dos pelos. De acordo com a pesquisadora, 34,95% das participantes relataram a ausência de sintomas, 16,84% afirmaram sentir vermelhidão e outros 12,96% relataram a ocorrência de pelos encravados. 

“A gente não observou que a ausência de pelos influencie na aparição de sintomas. Talvez a técnica usada, os aparelhos sem higienizar influenciem, mas não constatamos que a ausência de pelos faça mal”, diz.

Pornografia influente

Apesar de não ter questionado os participantes sobre pornografia, Maria Luiza explica que os dados obtidos na pesquisa mostram que existe uma nítida influência desse tipo de conteúdo sobre a preferência de homens e mulheres. 

“Vimos outras pesquisas que levam em consideração a questão da pornografia como uma das vias que estejam incentivando essas preferências pela mulher ‘Barbie Doll’. É uma preferência bem norte-americana, bem a cara dos Estados Unidos, mas nós importamos muita cultura norte-americana”, diz. 

Ela explica que o modelo chamado ‘Barbie Doll’ é caracterizado por mulheres geralmente jovens e com corpos magros, mas com curvas. Outra caraterística determinante é a ausência de pelos pubianos, notada quase sempre em filmes de conteúdo erótico. 

“Muitos homens têm contato sexual inicial com a pornografia e a pornografia segue essa tendência de valorizar a ‘Barbie Doll’, a mulher com genitália sem pelos até para tornar a relação sexual mais explicita, já que, com pelos, ela é menos explícita”, explica.

Especialista orienta

O médico Adriano Loyola, assessor do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para o surgimento de manchas, encravamento e até foliculite, que é a inflamação da raiz do pelo, após a depilação. Ele lista uma série de orientações com diferentes métodos de extração. 

-Lâmina 
É mais indicada para quem tem poucos pelos. É a forma mais prática e rápida de depilação, mas os pelos estão de volta em poucos dias. A depilação com lâmina é também a maior causadora de pelos encravados, irritações e manchas em áreas como virilha e axilas. 

-Cremes
Agem superficialmente e dissolvem o pelo. Os fabricantes pedem uma prova para verificar se a pele aceita a química e, ao aplicá-los, deve-se seguir a risca as instruções do fabricante para evitar irritações e dermatites. 

-Aparelho depilatório 
Permite a remoção dos pelos desde a raiz e é indicado para a região das pernas. É um método prático e barato, porém pode provocar os famosos pelos encravados. Costuma ser dolorido. 

-Cera quente
Enfraquece os pelos, que ficam mais finos. É indicada para áreas pequenas como buço, virilha e axila, pois o comprimento dos pelos não precisa estar longo para a depilação. 

As ceras agridem a pele no momento da extração do pelo, o que contribui para encravá-los. Isso associado à ausência de hidratação e ao uso de roupas justas pode levar a foliculite (inflamação da raiz do pelo), além de causar queimaduras se temperatura estiver errada. 

Nunca deve ser reutilizada, pois há riscos de se contrair infecções bacterianas e fúngicas. Em muitos casos, a cera também resseca, aumentando assim os riscos de alergia e infecções. 

-Cera fria
A vantagem está justamente em ser um produto descartável. É indicada para qualquer parte do corpo, porém como sua aderência aos pelos é menor, eles devem estar longos no dia da depilação. 

O uso constante de cera pode levar ao escurecimento da área, por causa da agressão constante causada a epiderme. A cera quente causa vasodilatação, propiciando também uma pigmentação da área. 

-Laser
Para quem quer se livrar para sempre do incômodo de arrancar os pelos, a alternativa é a depilação definitiva a laser. O método é menos invasivo e diminui o volume dos pelos, pois age diretamente na raiz. É seguro por não usar agulhas e menos doloroso. O princípio de destruição do pelo é através da luz captada pela melanina no bulbo. Também pode provocar queimaduras e manchas se não for utilizado corretamente e é contraindicado para gestantes. 

Brasil tem 492 casos confirmados de febre amarela e mais mil em investigação

Até esta quinta, 162 pessoas morreram devido à infecção pela doença; dados são do Ministério da Saúde.

 
O Ministério da Saúde confirmou 492 casos de febre amarela nesta sexta-feira (24). Ao todo, foram 2.104 notificações recebidas, sendo que 1.101 delas ainda estão sob investigação e outras 511 foram descartadas. 

Os dados são referentes ao início do surto, em dezembro, até esta quinta-feira (23). 

Minas Gerais teve 375 casos da doença, seguido por seus estados vizinhos: Espírito Santo, com 109 confirmações e São Paulo com cinco. O Rio de Janeiro, o mais recente a entrar na lista da febre amarela, está com três casos confirmados, dois descartados e 20 em investigação. 

A doença causou 162 mortes desde o início do surto, e 95 ainda estão sob análise para a confirmação. 

Vinte óbitos suspeitos foram descartados. 

Por enquanto, de acordo com o governo federal, a febre amarela é do tipo silvestre, com casos registrados apenas em regiões rurais e de mata. O Ministério da Saúde recomenda que moradores dessas regiões ou pessoas que devem visitar esses lugares estejam vacinadas com pelo menos 10 dias de antecedência. Veja se a sua cidade está na lista da vacinação contra a febre amarela.  

Especialistas alertam para risco de tuberculose multirresistente

Médicos chamam a atenção para remédios adicionados recentemente na lista para o tratamento da doença, mas que já estão diminuindo sua eficácia. 

Novos medicamentos para tratar a tuberculose multirresistente podem se tornar rapidamente ineficazes se não forem utilizados da forma correta, segundo um relatório divulgado na véspera dessa sexta-feira (24), Dia Mundial do Combate à Tuberculose. 

Antibióticos como a bedaquilina, delamanida e a linezolida foram adicionados recentemente ao arsenal de medicamentos contra a tuberculose, mas estão diminuindo sua eficácia conforme a bactéria da doença desenvolve resistência a uma gama cada vez maior de tratamentos. 

O controle sobre a indicação e o uso desses medicamentos tem que ser aumentado, ou "seu efeito pode ser perdido rapidamente", de acordo com o relatório publicado na revista médica "The Lancet Respiratory Medicine". 

A resistência a antibióticos pode se desenvolver quando um medicamento prescrito falha ao tentar matar uma bactéria alvo, seja porque é o medicamento errado ou a dose errada ou se não for tomado como deveria. 

Mas uma cepa resistente pode passar diretamente de uma pessoa para outra, tornando a doença muito mais cara e difícil de tratar. 

Houve uma longa pausa no desenvolvimento de medicamentos para tuberculose até o lançamento do último grande antibiótico, a rifampicina, aprovada nos anos 1970. 

Mas novos medicamentos começaram recentemente a entrar para a lista de tratamento de pacientes que não respondem à gama existente. 

Estudos preliminares com linezolida, bedaquilina e delamanida mostraram que eles "melhoram substancialmente os resultados dos tratamentos, dando esperança para pacientes que foram considerados anteriormente impossíveis de tratar", diz o relatório.

'Multirresistentes'

"Apesar disso, sem um investimento que promova o acesso aos novos tratamentos, incluindo ciclos menores com menos efeitos adversos, os medicamentos eficazes vão se tornar escassos de novo enquanto a resistência evolui contra as novas opções de tratamento", alerta o relatório. 

A tuberculose mata mais pessoas a cada ano do que qualquer outra doença infecciosa. 

Em 2015, segundo estimativas, foram 1,8 milhão de pessoas mortas pela doença em todo o mundo - 60% delas vivem na Índia, Indonésia, China, Nigéria, Paquistão e África do Sul. 

Cerca de um em cinco casos de tuberculose hoje são resistentes a pelo menos um tipo de antibiótico, e cerca de 5% são consideradas cepas multirresistentes (MDR-TB na sigla em inglês). 

Em 2015 foram 480.000 casos multirresistentes, metade deles na Índia, China e Rússia. 

A migração e as viagens, diz o relatório, "significam que a tuberculose multirresistente chegou a todas as partes do mundo." 

Esse é um problema crescente na Europa Oriental e na Ásia Central, aumentado pela migração de trabalhadores não diagnosticados ou não tratados de tuberculose, diz Michel Kazatchkine, enviado especial para Aids da ONU na região, em entrevista à AFP.  

Milhares de trabalhadores imigrantes se mudam dos países da Ásia Central para Rússia e Cazaquistão a cada ano. 

Para impedir a propagação da doença, os países têm que parar de deportar imigrantes diagnosticados com tuberculose multirresistente ou com o vírus HIV, diz Kazatchkine. 

"Atualmente, em muitas instâncias, conforme a região de diagnóstico de tuberculose, tuberculose multirresistente e HIV, isso significa deportação, uma prática muito conhecida por ser ineficaz para a saúde pública, que viola os direitos humanos e que pode levar a infecções resistentes a medicamentos." 

Além disso, os imigrantes têm que receber um tratamento completo nos país de acolhimento, segundo Kazatchkine. 

"Se não soubermos lidar com a tuberculose multirresistente no leste europeu e na Ásia Central, ela pode se transformar em uma crise séria." 

Para David Moore, da escola londrina de higiene e medicina tropical, é chegada a hora de testar cada paciente diagnosticado com tuberculose para a multirresistência, assim pode ser tratado da forma correta e a propagação pode parar. 

"A complacência sobre o diagnóstico de tuberculose multirresistente aconteceu por muito tempo pelos recursos limitados - a noção de que não poderíamos testar todas as pessoas com tuberculose para a multirresistência", adverte. 
 
"De fato, a verdade inconveniente é que não podemos nos dar ao luxo de não fazê-lo." 

Operação da Brigada Militar tem prisões e apreensão de drogas

26 de março de 2017 |

A Brigada Militar de São Sepé realizou na noite de sábado, 25 de março, a Operação Avante em Bares e Casas Noturnas, com objetivo de combater a criminalidade e violência.

Conforme o comandante da BM, Capitão Alexandre Lacerda, na ação foram abordados e vistoriados 11 estabelecimentos comerciais, totalizando 186 pessoas abordadas, revistadas e identificadas.

O comande informou que dois indivíduos foram presos por posse de drogas, sendo apreendidas quantidades de cocaína, crack e maconha. A Brigada Militar também prendeu um indivíduo suspeito de homicídio.

A Operação Avante contou ainda com barreiras de trânsito, sendo abordados 42 veículos, lavrados 8 Autos de Infração de Trânsito e duas motocicletas recolhidas.

O Capitão Alexandre Lacerda informou que essas ações estratégias vão continuar por parte da Brigada Militar de São Sepé.
Operação Avante teve abordagens no trânsito- Foto Divulgação BM
Operação Avante teve abordagens no trânsito- Foto Divulgação BM

Policiais em ação na noite de sábado- Foto- Divulgação BM
Policiais em ação na noite de sábado- Foto- Divulgação BM

Vistorias em bares e casas noturnas na noite de sábado- Foto Divulgação BM
Vistorias em bares e casas noturnas na noite de sábado- Foto Divulgação BM

Brigada Militar prende suspeito de homicídio

25 de março de 2017 |

A Brigada Militar de São Sepé prendeu, por volta das 19h deste sábado, 25 de março, Luiz Armando Ferreira Miranda, que é suspeito do homicídio de Wiliam Azambuja da Silva, conhecido como Maradona, na segunda-feira.

A prisão foi por volta das 19h no Bairro Santos, quando Luiz Armando foi detido pela Brigada Militar. Ele estava em um carro com familiares, que segundo a BM, tentaram esconder que Luiz Armando estava no veículo. Os policiais insistiram na abordagem e localizaram Luiz Armando dentro do carro.

Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia, aonde foi feita a ocorrência. Depois será levado ao presídio de São Sepé, onde fica a disposição da Justiça. A polícia investiga se existe também participação de Luiz Armando na morte de Cleonir de Lima Ribeiro, ocorrida em um bar na quinta-feira, também no bairro Santos.

NA SEXTA-FEIRA, DELEGADO FALOU SOBRE OS DOIS HOMICÍDIOS DA SEMANA
CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM
Policia diz que Luiz Armando é suspeito da morte de " Maradona"
Policia diz que Luiz Armando é suspeito da morte de ” Maradona”

Suspeito vai ficar a disposição da Justiça no Presídio de São Sepé
Suspeito vai ficar a disposição da Justiça no Presídio de São Sepé

Fonte: http://www.jornaldogarcia.com.br/brigada-militar-prende-suspeito-de-homicidio/

Sete feridos e uma morte em acidente na BR-290, em São Sepé

25 de março de 2017 |

Acidente foi entre São Sepé e Vila Nova do Sul- na BR 2290
Acidente foi entre São Sepé e Vila Nova do Sul, na BR-290 – Foto/Divulgação PRF

Uma colisão frontal entre dois carros deixou 7 pessoas feridas e uma morta na noite desta sexta-feira, 24. O acidente aconteceu por volta das 23h30, na  BR-290, região do Cerrito do Ouro, distrito de São Sepé. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou a morte de Elessandra Moreira Miranda, de 17 anos, de Santana do Livramento.

O Samu foi acionado para prestar socorro. Duas pessoas envolvidas no acidente foram encaminhadas ao Pronto Atendimento de Caçapava. Um deles está em estado grave. A outra vítima passou por exames que constataram uma fratura no braço. Os demais ocupantes dos veículos foram encaminhados para cidades da região, entre elas, São Sepé. Os carros envolvidos são Gol de São Leopoldo e um Meriva com placas de são Gabriel.

(Fonte- Farrapo – Por  Eduardo Schneider)

MORADORES DE SÃO GABRIEL E SÃO LEOPOLDO ENTRE OS FERIDOS
No automóvel com placas de São Leopoldo estavam Elessandra e mais duas pessoas (os nomes não foram informados). Uma foi internada em estado grave no Hospital de Caçapava do Sul. Segundo o portal de notícias Farrapo, a outra pessoa passou por exames que constataram uma fratura em um dos braços.

No outro veículo estavam cinco gabrielenses, entre eles, Patrique Lopes, o pai dele (Sérgio) e o irmão menor de idade. Os nomes dos outros tripulantes não foram informados. Conforme a família, os gabrielenses foram trazidos para o Hospital de Santa Casa de Caridade por uma equipe do SAMU de São Sepé. Eles tiveram alta hospitalar no começo da tarde. A exceção é a criança, que permanece internada, com fratura na perna e no braço.

(Reportagem – A Notícia de São Gabriel)

Jovem de 17 anos morreu no local- Foto - Repdoução
Jovem de 17 anos morreu no local – Foto/Reprodução