10/11/2016 18h21
- Atualizado em
10/11/2016 19h49
Talibãs atacam consulado alemão em cidade no Afeganistão
Autoridades informaram que há ao menos dois mortos e 32 feridos.
Agressor suicida investiu carro cheio de explosivos contra muro.
A explosão ecoou em toda a cidade.
O porta-voz do governo, Munir Farhad, confirmou o ataque.
"O agressor suicida jogou seu carro cheio de explosivos contra o muro do consulado alemão na cidade", relatou o chefe da Polícia local, Sayed Kamal Sadat, acrescentando que reforços e ambulâncias foram enviados.
O porta-voz dos Talibãs, Zabihullah Mujahid, assumiu "a operação mártir" em um comunicado e disse se tratar de um "ataque em represália" pelo bombardeio aéreo americano lançado sobre a província de Kunduz em 3 de novembro, no qual 32 civis morreram.
Ainda segundo ele, "agressores" conseguiram invadir o prédio para continuar o ataque, mas essa informação não foi confirmada por fontes independentes. Nas redes sociais, moradores dos arredores do consulado mencionavam tiroteios.
Pelo menos dois mortos e 32 feridos foram levados para o hospital próximo, declarou o médico-chefe, Noor Mohammad Fayez.
A embaixada da Alemanha, que fica em Cabul, ainda não se pronunciou.
Segundo o correspondente da AFP, que se aproximou do local do atentado bloqueado pelas forças da ordem, a explosão quebrou todas as vidraças "em um espaço de vários quilômetros ao redor" e despertou os habitantes, que ouviram gritos e choros. Helicópteros sobrevoam a área.
Na última semana, as forças americanas admitiram que os ataques aéreos "muito provavelmente" deixaram feridos civis em Kunduz, comprometendo-se com uma investigação completa do incidente.
Os ataques mataram crianças, depois de um assalto talibã que deixou dois soldados americanos e três soldados afegãos das Forças Especiais mortos, perto da cidade de Kunduz.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/11/talibas-atacam-consulado-alemao-em-cidade-no-afeganistao.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário