quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Empresa propõe geração de energia solar no interior de São Sepé

24 de janeiro de 2017 |

O vereador Gilvane Moreira (PP) recebeu, na manhã desta terça-feira (24), na bancada do PP na Câmara de Vereadores, representantes da empresa Incentive Solar, ligada à Enerbio, empresa que atua na implantação da Termelétrica em São Sepé. O engenheiro Luiz Antonio Leão, o gestor de negócios Gabriel Leão e o instalador Muriel Posser procuraram o vereador, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Sepé, para tratar da implantação de projetos de sistemas de geração de energia limpa no interior do município.
Graças à abertura obtida através da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012, o consumidor pode instalar pequenos geradores e trocar energia com a distribuidora local, com o objetivo de reduzir o valor da sua fatura de energia elétrica. A empresa utiliza placas solares geradoras de energia.

Segundo Leão, a empresa faz o cálculo de quantos módulos solares são necessários com base no consumo apontado pela conta de luz do cliente. Desta forma o usuário implanta um projeto para que use toda ou parte da energia gerada.

O grupo ressaltou que linhas de crédito criadas pelo governo, como o Pronaf mais alimentos e ProECO, podem viabilizar o financiamento dos sistemas para pequenos produtores no interior de São Sepé. O grupo se colocou à disposição para explicar como funcionam os projetos aos interessados.

Eles ainda consideram que a energia solar pode ser uma boa alternativa para alimentar equipamentos utilizados no beneficiamento de arroz, irrigação, entre outros, mesmo que estejam afastados na rede de energia tradicional, já que estes sistemas utilizam baterias. “Seria também uma solução para abastecer as propriedades em casos de falta de energia”, salienta Leão.

Gilvane ressaltou que o Sindicato promove mensalmente as reuniões de núcleo com 23 comunidades do meio rural e que pretende levar a opção aos agricultores. “A falta de energia no interior é uma preocupação nossa, pois atinge muito o trabalho dos pequenos produtores. Além disso, este é um tipo de energia sustentável, que utiliza recursos naturais e que pode gerar economia no pagamento da conta de luz”, considerou o vereador.

Nenhum comentário :

Postar um comentário