Saúde30/01/2017 | 14h30Atualizada em 30/01/2017 | 14h39
UPA de Santa Maria está sem aparelho de Raio X há quase um mês
Aparelho já foi levado para conserto
Foto:
Claudio Vaz / Agencia RBS
João Pedro Lamas
Conforme o administrador da UPA, Rogério Carvalho, foram encontradas duas alternativas para evitar que os pacientes ficassem desassistidos (são feitos, por mês, entre 1,5 mil e 2 mil exames): um aparelho móvel que é usado dentro da UPA, mas que não faz todos os exames, e o equipamento da Casa de Saúde.
– O hospital fica distante coisa de 150 metros da UPA. Houve esse desconforto para o paciente, mas foi a forma que encontramos de continuar fazendo exames. No caso daqueles que não tinham como se locomover, disponibilizamos ambulâncias – explica Carvalho.
Ele destaca que a unidade atende casos de urgência e emergência, ou seja, atendimentos eletivos (consultas, por exemplo) são feitos no Hospital Casa de Saúde, que fica ao lado, a partir de agendamento na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
O equipamento foi adquirido em 2012, e a suspeita é que o defeito tenha surgido devido ao excesso de uso.
Carvalho afirma que a empresa responsável pela manutenção, de Passo Fundo, esteve na UPA e levou o equipamento para o conserto. O defeito é no tubo de Raio X.
– No máximo até quinta-feira o aparelho estará funcionando normalmente – afirma Carvalho.
O Diário não teve acesso ao valor investido no conserto.
Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2017/01/upa-de-santa-maria-esta-sem-aparelho-de-raio-x-ha-quase-um-mes-9705322.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário