sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Está difícil dormir por causa do calor; Bem Estar explica como amenizar

A temperatura do corpo elevada provoca agitação e dificulta a indução do sono.

O calor não dá trégua. Em São Paulo, faz 28ºC às 09h da noite, em Teresina, 34ºC. Em Cuiabá, a noite está um forno e no Rio de Janeiro, que tal uma praia às 10h noite com 30ºC? O Bem Estar desta terça-feira (10) fala sobre o assunto e o meteorologista Marcelo Schneider explica porque os termômetros estão nas alturas. 

E quem é que consegue dormir desse jeito? Já tem gente trocando o colchão macio pelo chão gelado, mas será que faz mal? Será que pode dormir com o ventilador direto no corpo? A Doutora Ana Escobar, consultora do programa, responde. 

Saiba mais
Sono – Dra. Ana explica que quando estamos pegando no sono, a temperatura corporal precisa estar cerca de 0,5 grau mais baixa que o habitual, por volta de 36,5°C, para a indução do sono. Com a temperatura ambiente mais alta, essa troca de calor é afetada e, consequentemente, o sono. A temperatura mais baixa ajuda a lentificar o metabolismo, aumenta o calibre dos vasos, diminui os batimentos cardíacos, a respiração, a pressão arterial e relaxa os músculos. Tudo isso faz parte da indução do sono. Se não baixamos a temperatura, ficamos mais agitados e com maior dificuldade de pegar no sono. 

Um outro fator que influencia é a liberação tardia da melatonina com o horário de verão. Como a claridade tem ido embora mais tarde, a melatonina demora mais para ser liberada. O calor associado a este fato dificulta mais ainda a indução do sono. 

Dra. Ana indica um kit refrescante para se livrar do calor e dormir melhor. Deixe uma toalha molhada no criado mudo para passar na testa, na nuca, nas axilas e na virilha, regiões onde mais trocamos calor. Um copo com água e gelo refrescam também. Prefira um lençol de algodão e um pijama bem fresco. Ventilador ou umidificador são indispensáveis. 

Febre amarela – Quinze cidades do leste e nordeste de Minas Gerais estão em alerta por causa da febre amarela silvestre. Quatorze pessoas morreram com os sintomas da doença, mas ainda não há confirmação da causa das mortes. 

O Ministério da Saúde preparou uma lista que indica os municípios com recomendação para vacinação contra a febre amarela. CLIQUE AQUI para acessar. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário