segunda-feira, 26 de junho de 2017

Nutricionistas falam sobre os pratos típicos das festas juninas

Um dos pratos que muda dependendo do estado é o cuscuz. Dependendo da região, ele é feito de um jeito e tem propriedades nutricionais diferentes.

 
A festa junina tem muitos pratos típicos, mas de acordo com a região do país tem diferença no nome e na preparação. No Bem Estar desta segunda-feira (26), as nutricionistas Tania Rodrigues e Raquel Francischi explicaram as diferenças das comidas e como comer as delícias juninas sem engordar. Como a riqueza de cada região contribui para uma alimentação mais saudável? 

Um dos pratos que muda dependendo do estado é o cuscuz. Dependendo da região, ele é feito de um jeito e tem propriedades nutricionais diferentes. O cuscuz paulista é mais calórico que o nordestino. O paulista é bem nutritivo, que mistura carboidrato, proteína e legumes. Já o nordestino não é tal completo, pois é basicamente carboidrato. 

Um ingrediente que não pode faltar nas festas juninas é o milho. Ele é a base para diversas receitas: bolo de milho, pipoca doce e salgada, creme de milho, espiga, curau, pamonha. O principal nutriente é o carboidrato. O milho é uma ótima fonte de energia. 

Aprenda a receita da torta de atum com linhaça: 

Para a massa:
2 xícaras de chá de farinha de aveia
1 colher de chá de fermento
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de leite desnatado 

Para o recheio:
2 latas de atum
2 tomates tomates picados
1 cebola pequena picada
2 colheres de azeite para refogar
3 colheres de linhaça
Sal 

Preparo:
Bata todo os ingredientes da massa no liquidificador. Coloque em forma untada de azeite. Refogue os ingredientes do recheio. Jogue sobre a massa. Deixe assar por 35 minutos em fogo médio. Salpique a linhaça. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário