sexta-feira, 14 de julho de 2017

Médico da BA diz que pode ter errado em exame que constatou gêmeos em mulher que deu à luz uma criança

Ao receber só um bebê, após parto em Ilhéus, mulher denunciou o 'sumiço' do outro bebê à polícia.

Por G1 BA
 
Dona de casa alega sumiço de filho gêmeo (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz) 
Dona de casa alega sumiço de filho gêmeo (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz) 
 
O médico e o diretor do Hospital São José, em Ilhéus, no sul da Bahia, foram ouvidos pela Polícia Civil nesta sexta-feira (14), na investigação que apura a denúncia da dona de casa Cleidiane Silva dos Santos, que disse que estava grávida de gêmeos mas que recebeu apenas um bebê, após o parto realizado na Maternidade Santa Helena, anexa ao hospital. Em depoimento, o médico que fez as duas ultrassonografias de Cleidiane admitiu à polícia que pode ter errado no último exame da paciente. 

O primeiro a ser ouvido pela polícia foi o diretor do hospital e maternidade de Ilhéus. Ele disse que conversou com toda a equipe que atendeu Cleidiane e que, por conta do resultado do exame, eles prepararam a cirurgia pra um parto de duas crianças. A surpresa veio quando eles viram que só tinha uma criança. 

A delegada disse ainda que outras seis pessoas vão ser ouvidas, entre elas o médico que fez o parto e algumas das pessoas que presenciaram a cirurgia. 

O médico da Clínica Radiológica de Ilhéus (CRI), Edson Moreno, que fez a última ultrassom de Cleidiane, confirmou a versão de Cleidiane de que o exame indicou que ela estava grávida de gêmeos. O exame foi feito quando ela estava com 37 semanas de gravidez. 
Mulher disse que fez ultrassonografia e que estava esperando gêmeos (Foto: Reprodução/TV Bahia) 
Mulher disse que fez ultrassonografia e que estava esperando gêmeos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Versão da técnica de enfermagem

O atendimento pré-parto feito pela técnica de enfermagem, que não quis se identificar, ocorreu em um consultório da unidade de saúde. A profissional disse que a paciente deitou em uma maca e que utilizou um equipamento específico para ouvir os batimentos dos supostos dois bebês que ela disse que estava esperando, mas só conseguiu escutar um coração bater. 

A dona de casa diz, no entanto, que antes do parto, uma funcionária da maternidade ouviu o coração dos dois bebês. A mulher afirma que estava grávida de gêmeos porque uma ultrassonografia realizada por ela em uma clínica particular, 21 dias antes do parto, indicou que ela esperava duas crianças. "Na hora que eu dei entrada no hospital, a mulher foi e deu o toque e escutou o coração dos dois lados. Escutou dos dois e falou que os dois estavam bem", disse Cleidiane.

Caso

Cleidiane Silva disse que estava grávida de gêmeos e que um bebê sumiu após parto (Foto: Reprodução/TV Bahia) 

Cleidiane Silva disse que estava grávida de gêmeos e que um bebê sumiu após parto (Foto: Reprodução/TV Bahia)

O diretor do hospital onde foi realizado o parto afirmou que o médico responsável pela cesárea, Fábio Pinheiro, estava preparado para fazer o parto de duas crianças e ficou "surpreso" quando fez o corte e encontrou apenas um bebê. 

O diretor Carlos Lira ainda disse que a mãe foi avisada que, apesar de estar na expectativa de ter dois filhos, apenas um bebê tinha sido gerado. "Constou no diagnóstico pré-cesariano de gestação gemelar, qual a surpresa quando ele [o médico] abre e só tinha um feto. Esse fato foi presenciado pelo neonatologista que assistiu a criança no momento do parto, confirmando que só tinha uma criança. Segundo a pediatra, porque já investigamos isso, foi informado à própria paciente", destacou o diretor. 

A delegada que investiga o caso, Andrea Oliveira, afirmou que a polícia ainda tenta esclarecer o que aconteceu. "Temos duas alternativas: ou a a ultrassonografia está errada, o laudo foi feito de forma errada, ou então realmente havia duas crianças e uma delas está desaparecida. Aí a gente tem que solucionar o caso e ver onde está essa criança", disse a delegada Andrea Oliveira. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário