sábado, 10 de junho de 2017

Novos protestos eclodem em várias cidades da Venezuela

Manifestantes contrários ao governo de Nicolás Maduro entraram em confronto com as forças de segurança venezuelanas. 

Centenas de manifestantes e agentes de segurança venezuelanos entraram em confronto por várias horas neste sábado (10) em Caracas, depois que militares e policiais tentaram impedir uma marcha de protesta que as oposições queriam realizar pelas ruas da capital venezuelana.
Manifestante na Venezuela (Foto: Reuters) 
Manifestante na Venezuela (Foto: Reuters) 
 
Um grupo de jovens encapuzados lançaram pedras, bombas de gás lacrimogêneo e bombas molotov contra a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) que por sua vez atacou com gás, balas de borracha e água pressurizada. Os confrontos começaram por volta do meio-dia e se estenderam por toda a parte. 

Muitos participantes dos confrontos relataram a presença de numerosos feridos nas ruas. Entretanto, nem as autoridades venezuelanas nem as oposições informaram o número exato de feridos. 
Protesto na Venezuela (Foto: Reuters)  
Protesto na Venezuela (Foto: Reuters) 
 
Confrontos semelhantes aos ocorridos na capital foram registrados também na cidade de Puerto Ordaz, no sul da Venezuela, após as forças de segurança entrarem em um shopping onde tinham se refugiado um grupo de manifestantes. A mídia venezuelana divulgou imagens do momento em que um grupo de pessoas correm em direção do shopping, seguidos por soldados que arrombaram a porta do prédio disparando balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. 
Forças de segurança da Venezuela (Foto: Reuters) 
Forças de segurança da Venezuela (Foto: Reuters) 
 
As manifestações de protesto popular contra o governo de Nicolás Maduro prosseguem há 71 dias, após a Suprema Corte anunciar que assumiria as funções da Assembleia Nacional, mesmo tendo voltado para trás, e se intensificaram depois que o governo decidiu convocar uma nova Assembleia Constituinte. Muitas marchas de protesto degeneraram em violentos confrontos entre manifestantes e forças de segurança, que provocaram a morte de 67 pessoas e mais de mil feridos. Segundo o governo venezuelano o número de mortes seria de 80 pessoas. 

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/novos-protestos-eclodem-em-varias-cidades-da-venezuela.ghtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário