segunda-feira, 3 de julho de 2017

Carne vermelha ou carne branca? Veja as dicas do Bem Estar

Carne branca tem menos gordura e é menos calórica. Especialistas lembram que a carne vermelha deve ser consumida na quantidade certa.

Carne vermelha ou carne branca? Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que comer muita carne vermelha aumenta o risco de doenças como diabetes e câncer, como explicou o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni no Bem Estar desta segunda-feira (3). A nutricionista Isabela Pimentel falou sobre a importância de comer a carne branca, sem abandonar a vermelha. 

Os especialistas lembram que a carne vermelha não causa mal, desde que consumida na quantidade certa, com baixa frequência e com acompanhamentos saudáveis. O ideal é intercalar a carne vermelha com outras carnes, como a de soja, por exemplo, durante a semana. 

A carne branca também é opção. Ela tem menos gordura e é menos calórica. Estudos mostram que consumir mais de duas porções de peixes ricos em ômega 3 por semana reduzem os riscos de infarto e AVC. 

Vale lembrar que a carne vermelha é a principal fonte de ferro, é rica em vitaminas e minerais. Ela evita a deficiência de ferro em todas as fases da vida. Os convidados lembram que não é preciso parar de comer a carne, mas comer com moderação. 

Peito de frango em cubos com abacaxi - cozidoO abacaxi possui a bromelina, enzima digestiva encontrada em maior quantidade no miolo. Ela favorece e acelera a digestão das proteínas, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes. 

Ingredientes:- 250g de peito de frango cortado em cubos;
- ½ (50g) cebola média cortada em cubos pequenos;
- 4 fatias médias de abacaxi cortadas em cubos;
- azeite;
- sal ou sal de ervas, alho e temperos naturais a gosto para temperar os cubos de frango. 

Preparo:Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue em fogo baixo. Espere as cebolas murcharem e acrescente os cubos de frango já temperados. Vá adicionando água para que os cubos de frango cozinhem. 

Por último, coloque os cubos de abacaxi e mexa por 5 a 10 minutos. Sirva. Rende 03 porções. 

Filé de frango com coco ralado, cúrcuma e pimenta preta - assado O coco ralado é uma fruta desidratada e facilmente estocada em casa sem necessidade de conservantes pela indústria. A versão sem adição de açúcar apresenta pouca quantidade de carboidratos, ácidos graxos de boa qualidade, potássio e é fonte de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal adequado. 

A cúrcuma ou açafrão da terra possui a curcumina, composto bioativo com ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo um alimento bastante estudado para prevenção e tratamento do câncer. Pode apresentar um efeito neuroprotetor, aliada no combate a doenças neurológicas hoje incuráveis, como Parkinson ou Alzheimer. Para uma melhor absorção, é recomendado o consumo junto com a pimenta preta ou azeite. 

Ingredientes: - 6 filés de frango pequenos (50g cada);
- 3 colheres (de sopa - cheia) de coco ralado sem açúcar;
- 3 xícaras (de café) de água filtrada;
- 3 colheres (de sopa - rasa) de azeite extra virgem;
- 1 colher (de sopa) de cúrcuma ou açafrão da terra;
- 2 pitadas de pimenta preta;
- 1 colher (de chá) de sal ou sal de ervas. 

Preparo: Bata no liquidificador o coco ralado, a água, o azeite extra virgem, a cúrcuma, a pimenta e o sal.

Coloque os filés de frango em uma travessa sem que eles fiquem sobrepostos. Regue a mistura do liquidificador sobre os filés. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. Rende 03 porções. 

Filé de frango marinado com limão e gengibre - grelhado
O método de cozimento gera alterações químicas e físicas nos alimentos, que podem modificar o valor nutricional dos alimentos. Em temperaturas mais elevadas os alimentos tendem a apresentar maior modificação em sua estrutura além da formação de compostos potencialmente prejudiciais à saúde, como por exemplo, a fritura em óleo. Assim, quando for grelhar os alimentos prefira temperaturas mais amenas (fogo baixo a médio). Caso haja necessidade de utilizar algum tipo de gordura, o azeite extra virgem é uma opção adequada, pois apresenta alta concentração de ácidos graxos ômega 9, que tem ação anti-inflamatório, contribuindo para a redução do risco de algumas doenças inflamatórias, como diabetes tipo 2 e dislipidemias. 

Além da aplicação do calor como forma de cozimento, podem ser empregados métodos com a acidez: o peito de frango com a aplicação do limão, laranja ou vinagre, representa uma forma de melhorar a palatabilidade e agregar valor nutricional - porém esses produtos não têm ação de impedir a absorção das gorduras presentes nos alimentos. 

O frango marinado já pega sabor com cerca de 20 minutos. 

O gengibre:
- Contém diversos compostos bioativos, como os gingeróis, que possuem capacidade anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica e antioxidantes. O consumo diário pode contribuir para a modulação do estresse oxidativo, reduzindo excesso de radicais livres e citocinas inflamatórias. 

- Tem ação termogênica, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Pode ser utilizado por pessoas em tratamentos de emagrecimento. 

- Possui ainda anti-hemética que pode auxiliar na redução de náuseas e enjoos que ocorrem durante treinos intensos. 

Ingredientes:
- 6 filés de frango pequenos (50g cada);
- suco de 1 limão médio;
- 3 colheres (de chá) de alho fresco amassado ou alho desidratado;
- 3 colheres (de chá) de gengibre em pó ou ralado;
- azeite
- sal ou sal de ervas e pimenta a gosto. 

Preparo: Coloque os filés de frango em uma travessa e acrescente o sal, o alho, o gengibre e o suco do limão. Misture e leve à geladeira por 20 minutos. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio azeite, os filés e leve ao fogo baixo. Não há necessidade de acrescentar mais azeite. Para que os filés não grudem na panela coloque apenas pequenas quantidades de água. Rende 3 porções. 

Preparo sal de ervas: 
- ½ xícara (80g) de sal grosso ou sal marinho;
- 10 colheres (de sopa) (60g) de orégano desidratado;
- 5 colheres (de sopa) (30g) de manjericão desidratado;
- 5 colheres (de sopa) (25g) de cebola desidratada em flocos;
- 1 colher (de sopa) (10g) de salsa desidratada;
- 1 colher (de sopa) (10g) de alecrim desidratado
* Teor de sódio aproximado em 100g de sal de ervas: 15g
* Teor de sódio aproximado em 100g de sal: 40g

Nenhum comentário :

Postar um comentário