domingo, 27 de março de 2016

27/03/2016 18h03 - Atualizado em 27/03/2016 18h03

Com 47% dos casos de dengue, três bairros de Araras terão nebulização

Parque Industrial, Vila Dona Rosa e Marabá ficam na zona sul da cidade.
Caminhonete da Sucen usará fumacê de terça a quinta, das 18h às 21h30.

A Vigilância Epidemiológica de Araras (SP) mapeou a dengue na cidade e constatou que, dos 144 casos confirmados, 91 estão na Zona Sul, o equivalente a 63,19%. Apenas no setor que reúne os bairros Parque Industrial, Vila Dona Rosa Zurita e Marabá são 68 casos, 47,22% do total. A cidade ainda tem 74 casos suspeitos aguardando exames.

Com essa situação, equipes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) estarão na cidade para reforçar a nebulização nesses três bairros na terça (29), quarta (30) e quinta-feira (31), das 18h às 21h30.

Os demais registros estão espalhados. São quatro casos na área rural, 25 na Zona Leste, 11 na Oeste, sete na região Norte e seis no Centro.

Para o controle de endemias, diferentes motivos explicam a concentração de casos na região Sul. O fato de as casas da área serem muito próximas umas das outras, por exemplo, facilita a disseminação do vírus. Além disso, é um pedaço muito populoso da cidade.

Medidas
A Prefeitura afirmou que está tomando medidas para combater a doença e evitar que a situação piore. “Agora em março, com o projeto ‘Todos contra o Aedes’, visitamos com 30 agentes nossos todo o bairro”, disse a chefe de endemias, Luciana Bianco.

A cidade também vai incluir outras ações no combate ao mosquito, como o “fumacê”, em que veículos percorrem as ruas espalhando inseticida.

“Precisamos de uma medida mais rápida, que vá atingir os quarteirões em um menor número de dias”, explicou Luciana, citando a ação da Superintendência do Controle de Endemias, vinculada ao governo estadual, que acontecerá na próxima semana.

A aplicação de multas também é outra prática que vem sendo executada e, de acordo com a agente Ana Nicomedio, ajuda na fiscalização. “A gente tinha muita recusa, muita mesmo, tanto para nebulização como no casa a casa diário, e hoje a pessoa fala assim: ‘Vai dar multa?’. Vai. ‘De quanto?’. Mil reais. ‘Ah, então é rapidinho, pode entrar’”.

Nebulização
As equipes da Sucen vão percorrer os três bairros da zona sul  e, com a nebulização, buscarão eliminar mosquitos Aedes aegypti com potencial para transmitir a doença.

Em algumas cidades, fumacê ajuda a combater infestação do mosquito (Foto: AEN / Divulgação) 
Fumacê ajuda a combater infestação
do mosquito (Foto: AEN / Divulgação)

De terça a quinta, os funcionários vão percorrer as ruas do bairro, pulverizando inseticida nos imóveis.

Acoplada em uma caminhonete, a máquina utiliza o mesmo produto que os agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde usam nas nebulizações feitas com dispositivos costais. À base de água e denominado Convector, ele é um dos mais indicados no combate ao mosquito.

O início da nebulização veicular é anunciado aos moradores por meio de uma sirene. Ao ouvi-la, eles devem cobrir portas e janelas, deixando as cortinas abertas. A orientação é cobrir também todos os alimentos e filtros de água, além de gaiolas e aquários; guardar pratos, copos, talheres, panelas, panos de pratos que estiverem expostos; e retirar bebedouro de animais.

Durante a ação, os moradores devem permanecer dentro de suas residências - crianças, idosos, animais domésticos e pessoas com problemas respiratórios (asma, bronquite, etc) são aconselhados a ficar em um cômodo fechado por aproximadamente 30 minutos – tempo necessário para que o inseticida não ocasione eventuais complicações.

Agentes de combate a endemias estão percorrendo casas de Araras à procura de criadouros (Foto: Paulo Chiari/EPTV) 
Agentes estão percorrendo casas de Araras à procura de criadouros (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Nenhum comentário :

Postar um comentário