terça-feira, 29 de março de 2016

28/03/2016 19h11 - Atualizado em 28/03/2016 21h40

Número de casos de dengue aumenta 85,4% em 21 dias em Araraquara, SP

Confirmações de casos demoraram por conta da falta de kits, diz prefeitura.
Cidade agora tem 508 casos; 3 de vírus da zika também foram registrados.

Do G1 São Carlos e Araraquara

O número de casos confirmados de dengue subiu 85,4% em Araraquara (SP) em apenas 21 dias, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (28). A Prefeitura diz que o número aumentou de 274 para 508 pela falta de kits para testes no Instituto Adolfo Lutz, então os resultados estavam demorando para sair. A cidade confirmou também mais três casos de vírus da zika, passando de 1 para 4.

A cidade também confirmou dois casos de chikungunya importados, um de Alagoas e outro de Pernambuco, sendo os primeiros registros da doença na cidade.

Atraso em resultados
Segundo a prefeitura, como os resultados de dengue estavam atrasados não se pode considerar um aumento drástico na contaminação. Os casos teriam sido registrados ao longo deste começo de ano. Na última semana, segundo a administração, apenas um caso de dengue foi confirmado na cidade.

Casos de zika
Com relação aos novos casos de zika, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) faz os testes em laboratórios da USP. Um caso é de uma mulher grávida, mas o bebê não vai ter sequelas por conta disso.

As outras pacientes são uma adolescentes e uma mulher.

Medidas de combate ao mosquito
A Prefeitura informou ainda que durante a semana estão sendo feitos trabalhos de vistoria e bloqueio em imóveis e nos fins de semana são organizados mutirões nos bairros para combater os criadouros do mosquito Aedes aegpyti, que transmite as doenças.

Disse ainda que o projeto ação e zeladoria nos bairros está limpando terrenos públicos e notificando donos de terrenos particulares a manterem suas áreas limpas.

  Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, é visto sobre pele  humana em laboratório  (Foto: Luis Robayo/AFP) 
Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue e chikungunya  (Foto: Luis Robayo/AFP)

Nenhum comentário :

Postar um comentário