sábado, 11 de junho de 2016

10/06/2016 08h50 - Atualizado em 10/06/2016 08h50

OMS faz recomendação mais enfática para evitar gravidez em áreas com zika

Até então, não havia uma recomendação clara para evitar gravidez.
Entidade retificou diretrizes de prevenção nesta quinta-feira (9).

 A colombiana Maria Camila Davila, está grávida e foi infectada pelo zika vírus; Colômbia foi um dos países que recomendou que mulheres adiassem gravidez  (Foto: Schneyder Mendoza/AFP Photo) 

A colombiana Maria Camila Davila, está grávida e foi infectada pelo zika vírus; Colômbia foi um dos países que recomendou que mulheres adiassem gravidez (Foto: Schneyder Mendoza/AFP Photo)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está recomendando oficialmente às mulheres que moram em áreas de transmissão do vírus da zika a adiar a gravidez por tempo indeterminado, orientação já dada por diversos países onde o contágio é generalizado.

A OMS divulgou a recomendação na semana passada, mas o seu significado somente ficou claro nesta quinta-feira (9) quando a agência fez uma correção no aconselhamento sobre a prevenção da transmissão sexual do vírus.

Apesar de o zika ser transmitido principalmente por mosquitos, o contágio também pode se dar por via sexual. Nas gestantes, a exposição ao vírus gera risco de microcefalia no feto. A preocupação com a microcefalia levou a OMS a declarar o zika uma emergência de saúde global em 1° de fevereiro.

Esclarecimento
A recomendação da OMS declara agora de forma clara que homens e mulheres em idade reprodutiva e que vivam em áreas afetadas devem considerar o adiamento da gravidez. A recomendação não determina por quanto tempo. A recomendação abrange homens e mulheres em cerca de 60 países.

Diversos países afetados pelo surto de zika, incluindo El Salvador, já divulgaram alertas similares aos seus habitantes.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) não aconselhou as mulheres a evitar a gravidez durante o surto de zika, a não ser que tenham sido infectadas com o vírus.

O órgão norte-americano recomendou a todas as gestantes para que elas evitem viajar para áreas com transmissão ativa do zika. O Brasil é o país mais afetado pelo vírus da zika no mundo e há preocupação com a realização dos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto, quando a cidade deve receber um grande número de visitantes.

Especialistas acreditam que pode levar anos até que uma vacina contra o zika se torne amplamente disponível.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/06/oms-faz-recomendacao-mais-enfatica-para-evitar-gravidez-em-areas-com-zika.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário