sexta-feira, 3 de junho de 2016

Publicado em 02/06/2016 às 14h33

Instituto Maria da Penha lança campanha contra assédio verbal 

cale o assedio Instituto Maria da Penha lança campanha contra assédio verbal  

Campanha do Instituto Maria da Penha chama a atenção para o assédio verbal

"E ae, gostosa, delícia, vem aqui com o papai, quero te chupar todinha" e outras barbaridades que as mulheres ouvem pelas ruas ainda são encarados, por muita gente, como elogio. Não são. Esse assédio verbal é violência e tem de acabar. Com o objetivo de combater esse tipo de comportamento, o Instituto Maria da Penha criou a campanha "Cale o Assédio", que vem na mesma trilha da campanha "Chega de Fiu Fiu", encabeçada pelo coletivo feminista Think Olga. A ideia é uma só: combater ao assédio que as mulheres sofrem nas ruas.

No Brasil, o assédio verbal que as mulheres sofrem diariamente nas ruas não é tratado com o rigor que deveria, como acontece em outros países. Aqui, esse tipo de assédio se enquadra em um artigo que não contempla especificamente o desrespeito e a violência contra a mulher.

O artigo 61 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei n. 3.688/41) dispõe que configura a contravenção penal de Importunação Ofensiva ao Pudor, sob pena de multa: “Importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor”.

Portanto, se qualquer pessoa (homem ou mulher) abordar outra pessoa (homem ou mulher) por meio de qualquer tipo de linguagem ofensiva, o ato se enquadra nesse artigo. O que torna a lei pouco eficaz para combater o problema em específico e inibir o comportamento dos assediadores.

A campanha "Cale o Assédio" colocou os homens no lugar das mulheres para enfrentarem o mesmo assédio que elas sofrem nas ruas. Usando frases que as mulheres costumam ouvir, o Instituto Maria da Penha publicou, em sites masculinos, vídeos impossíveis de pular, pausar e silenciar, obrigando os caras a passarem por um aflitivo abuso verbal, chamando a atenção para uma importante mensagem: assédio não é cantada, não é paquera e não é saudável. É fruto de uma cultura machista que incentiva e permite o desrespeito e a violência contra mulher. Confira, abaixo, um dos filmes da campanha e confesse: você acha mesmo que alguma mulher vai achar isso legal? E se fosse com um cara, né?

Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs/blog-da-db/instituto-maria-da-penha-lanca-campanha-contra-assedio-verbal-20160602/

Nenhum comentário :

Postar um comentário