quinta-feira, 19 de novembro de 2015

18.11.15

4 melhores alimentos para o cérebro

É inevitável imaginar que o cérebro seja o principal órgão do corpo, afinal, apenas quando ele morre é que é decretada a morte do indivíduo. Assim, a informação de que existem alguns alimentos identificados como os melhores alimentos para o cérebro é de importância ímpar.
Achou esse número pouco? Pode ser, mas... Sabemos que existem muito mais do que menos de cinco alimentos para a saúde cerebral. Mas dentre todos eles, 4 são fundamentais. Mas quais serão os melhores alimentos para o cérebro?


Quais os melhores alimentos para o cérebro?


4 melhores alimentos para o cérebro
4 melhores alimentos para o cérebro - couve-manteiga


Abaixo estão os alimentos com maior fonte de nutrientes benéficos ao cérebro e eles não estão relacionados por ordem de importância, ou seja, todos são muito importantes.

1. Vegetais de folhas verdes escuras


Por ser fonte importante de vitamina K, verduras de folhas verdes escuras como couve e espinafre são usadas para desacelerar o declínio cognitivo. Segundo um novo estudo da Rush University Medical Center, as pessoas que comiam 1 a 2 porções de verduras verdes escuras por dia tinham a capacidade cognitiva (entender, assimilar e de se relacionar com tudo e todos ao redor) de uma pessoa 11 anos mais jovem do que os que não consumiram os vegetais.

2. Peixes gordos 


Um estudo realizado pela Tufts University descobriu que pessoas que comiam peixes gordos (por isso há várias marcas de óleo de peixe sendo comercializadas) como salmão e atum 3 vezes por semana tiveram risco reduzido (cerca de 40%) de apresentar o mal de

“Os ácidos graxos ômega-3 contêm DHA e EPA, que são altamente concentrados no cérebro e são cruciais para a função cerebral ideal”, diz Joy Dubost, PhD, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Peixes gordos são também uma grande fonte de vitamina D, diz Dubost, e numerosos estudos indicam que vitamina D pode ajudar a proteger o cérebro. “Apenas um pedaço de salmão cozido contém 600 UI de vitamina D”, diz ela, “o que é um número muito alto para uma fonte de alimento de D.”

3. Blueberry (mirtilo)


Dotada de um antioxidante-antocianina que lhe confere essa cor azul escura arroxeada incrível estas frutinhas são muito saudáveis para o cérebro. Um estudo recente da mesma universidade que estudou o salmão, revelou que as antocianinas conseguem atravessar a barreira cerebral (sangue/cérebro), assim protege as células cerebrais contra a oxidação e também aumentando a comunicação entre os neurônios cerebrais.

Pesquisas com animais também feitas na Tufts revelou que os blueberries ajudam a melhorar a memória de curto prazo, as habilidades de nadar, o equilíbrio e também a coordenação motora.

Já uma pesquisa feita com 16 mil mulheres com mais de 70 anos pela Harvard Nurses revelou que as que consumiam 2 ou mais porções de meia xícara de mirtilos - ou de morangos - por semana mantiveram-se mentalmente mais agitadas do que as que não consumiam tais as frutas.
Fonte: http://www.saudecomciencia.com/2015/11/4-melhores-alimentos-para-o-cerebro.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia+%28saudecomciencia%29

Nenhum comentário :

Postar um comentário