terça-feira, 10 de novembro de 2015

UFRGS assina convênios com instituições de ensino de Cingapura

Acordos preveem bolsas de estudos e participação em atividades de pesquisa 
05/10/2011 16:16 
 
Em missão a Cingapura de 3 a 7 de outubro, o reitor Carlos Alexandre Netto cumpriu agenda de reuniões e assinou importantes convênios, resultado de missão enviada àquele país em 2010. Foram firmados dois acordos entre a UFRGS e as melhores instituições de ensino e pesquisa de Cingapura: a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*Star), a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), e a Universidade Nacional de Cingapura (NUS). Essas universidades estão posicionadas no ranking das 50 universidades de maior destaque no mundo.
Os protocolos são os primeiros estabelecidos entre as instituições de Cingapura e uma universidade latino-americana. O diretor da A*Star, Khiang Lim, avaliou o momento como sendo um marco histórico importante para ambos os países no campo científico-acadêmico. Os acordos preveem bolsas de estudo de pós-graduação, além de intercâmbio entre estudantes de graduação da UFRGS e das universidades asiáticas, bem como a participação em simpósios, conferências e atividades de investigação científica.
A Universidade trabalha para aprofundar a cooperação com estabelcedimentos de ensino da Ásia, que investem muito em pesquisa e desenvolvimento, o que converge com os interesses rio-grandenses e brasileiros. “O pioneirismo da UFRGS demonstra o compromisso com a internacionalização acadêmica, estabelecendo  cooperação com instituições de classe global nos países asiáticos”, avaliou o reitor Carlos Alexandre.
Integraram a delegação em Cingapura, a secretária de Relações Internacionais, Liane Hentschke; o diretor do Parque Tecnológico, Flávio Wagner; e o presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Amarilio Vieira de Macedo Neto, assim como os representantes do governo do Estado, Marcus Coester, diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI); Sandra Ferreira, relações internacionais da secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI); e José Hoffmann, diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Durante a viagem, a delegação gaúcha construiu importantes contatos que serão estratégicos para consolidação de novos projetos. O grupo também participou do Seminário da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e do Latin Asia Business Forum - principal evento da Ásia para a apresentação de projetos de investimentos na América Latina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário