terça-feira, 1 de março de 2016

01/03/2016 21h45 - Atualizado em 01/03/2016 22h49

EUA criam regras para limitar contágio de zika por tecido doado

Doadores de órgãos ou células que tiveram zika ficam inelegíveis.
Órgão determinou período de 6 meses após doença.


A Administração de Alimentos e Drogas (FDA, na sigla em inglês),divulgou nesta terça-feira (1º) novas regras para reduzir o risco de transmissão do vírus da zika por meio de produtos desenvolvidos com tecidos humanos, utilizados em procedimentos cirúrgicos ou de reprodução, tais como o sangue do cordão umbilical, córneas e válvulas cardíacas, segundo informa a Reuters. O órgão já havia estabelecido regras anteriormente para limitar o risco de contaminação por doação de sangue.
Sob as novas recomendações, os doadores são considerados inelegíveis se forem diagnosticados com infecção pelo vírus da zika ou se estiveram numa área com transmissão do vírus, ou ainda se fizeram sexo com homens com um desses fatores de risco nos últimos seis meses.
Doadores de tecidos mortos devem ser considerados inelegíveis se foram diagnosticados com infecção pelo vírus da zika nos últimos seis meses, informa a Reuters. O período de seis meses foi escolhido devido aos poucos dados disponíveis sobre o período de tempo que o vírus pode persistir nos tecidos, disse a FDA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário