sábado, 19 de março de 2016

18/03/2016 12h04 - Atualizado em 18/03/2016 12h14

Número de casos suspeitos de H1N1 sobe para 7 em Rondonópolis (MT)

Um dos pacientes morreu na quarta e outro teve alta hospitalar.
Outros 5 continuam internados isolados em hospitais do município.


O número de casos suspeitos de gripe H1N1 subiu de cinco para sete, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá  segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Um dos pacientes morreu nesta quarta-feira (16) no Pronto-Atendimento do município. Outros seis casos de síndrome respiratória aguda estão sendo investigados. Dois pacientes são crianças.
“Ele [paciente que morreu] teve um quadro respiratório grave, a princípio um quadro infeccioso pulmonar, com evolução muito rápida. Precisou ser tratado de forma ampla, com antibiótico, terapia e ao mesmo tempo antiviral ”, explicou o diretor do Pronto-Atendimento Municipal de Rondonópiolis, Kléber Júlio Amorim.
Uma das crianças tem 10 meses está internada na Santa Casa da cidade. A outra criança foi transferida na quarta-feira para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica de Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Entre os adultos, dois continuam internados no Hospital Regional de Rondonópolis, e outro na Santa Casa. Outro paciente já recebeu alta. Os pacientes seguem internados no isolamento das unidades.
A preocupação é de que a cidade esteja passando por um surto da doença. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados. “Deve procurar atendimento médico, a princípio na unidade de saúde básica, principalmente crianças, idosos, diabéticos e hipertensos que são [pessoas] mais sensíveis. Então, esse quadro respiratório, febre, dor torácica, dispneia, o recomendado é procurar uma unidade [de saúde]”, orientou Kleber.
O resultado dos exames para saber se os pacientes estão com H1N1 ou não, deve sair no máximo em 60 dias. Os materiais coletados foram encaminhados para o laboratório de São Paulo ou Rio de Janeiro, como informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário :

Postar um comentário