Campanha de vacinação contra gripe atingiu 61% do público-alvo em SP
Imunização estará disponível gratuitamente nos postos de saúde só até amanhã (26)
A meta da campanha era vacinar 3 milhões de pessoas
Divulgação
Os grupos que podem se vacinar são os trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, indígenas, portadores de doenças crônicas ou com condições clínicas especiais, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a menor cobertura da campanha foi das gestantes, apenas 42,5% do público compareceu para se vacinar, seguido pelas crianças (45%). A taxa de cobertura dos idosos foi de 72,3%.
Nas últimas semanas, também foram liberados para se vacinarem policiais civis e militares, bombeiros, carteiros e funcionários do Poupatempo e Defesa Civil, agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O objetivo da campanha é combater os casos de complicações e mortes causados pela gripe nessas populações. A vacina também reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cristina Shimabukuro.
— É importante deixar claro que a vacina não causa gripe, pois na sua composição existem apenas partículas de vírus 'mortos', então, quem integra um dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, pode procurar os postos até amanhã.
As contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores.
Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-atingiu-61-do-publico-alvo-em-sp-25052017
Nenhum comentário :
Postar um comentário