07/02/2017 07h57
- Atualizado em
07/02/2017 07h57
Pesquisadores transformam bagaço e casca da laranja em farinha citrus
Porção tem 8% de cálcio, 35% de ferro, 83% de magnésio e 10% de zinco.
Unicamp diz que para ir ao mercado, item depende de empresas interessadas.
Joyce conta que após ver o desperdício desses itens, especialmente na indústria de suco, decidiu pesquisar quais nutrientes ainda permaneciam nas sobras. A pesquisadora afirma que surpreendeu positivamente com os resultados.
Porção individual
A pesquisa mostra que uma porção de 100g de resíduo seco fornece 68% de cálcio, 35% de ferro, 83% de magnésio e 10% de zinco da ingestão diária recomendada para cada pessoa.
"O cálcio é bom para prevenir o osteoporose, já o zinco, ele colabora para prevenir doença respiratória e o ferro ajuda a combater anemia. E também, o bagaço possui grande quantidade de fibras, então isso contribui para um bom funcionamento do intestino", explica a cientista de alimentos.
Farinha citrus ainda depende de empresas interessadas para chegar ao mercado (Foto: Reprodução/ EPTV)
"A farinha pode ser usada em diversas formulações alimentícias como pães, bolos, outros tipos de massas, barras de cereais ou para quem quiser consumir até mesmo como chá", revela a pesquisadora.
Opção saudável
Para quem já está acostumado aos beneficios da laranja, como a dona de casa Graziele de Toledo, a ideia é bem-vinda. "Mais uma alternativa para uma nutrição saudável", afirma.
A dona de casa Rosária Dias também aprova a novidade. "Eu acho que dá pra acrescentar no bolo e deve ficar delicioso. Muito boa ideia", pontua.
No entanto, a farinha citrus, feita a partir da casca e bagaço da laranja, ainda não chegou ao mercado, porque depende de empresas que se interessem pelo produto para começar a ser comercializada.
Bagaço é jogado fora na indústria de suco (Foto: Reprodução/ EPTV)
Nenhum comentário :
Postar um comentário