quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

27/01/2016 19h22 - Atualizado em 28/01/2016 13h36

Salto registra primeiro caso de zika vírus, informa Secretaria de Saúde

Paciente que mora na cidade foi contaminada em Brasnorte, Mato Grosso.
Cidade também tem um caso de chikungunya; transmissão ocorreu em PE.


A Secretaria de Saúde de Salto (SP) confirmou o primeiro caso importado de zika vírus na cidade. O diagnóstico, realizado no início do mês, foi divulgado nesta quarta-feira (27).
De acordo com a secretaria, a paciente mora no Bairro São Pedro e São Paulo e contraiu a doença durante uma viagem para a cidade de Brasnorte, no Mato Grosso. Ela começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 31 de dezembro, quando ainda estava viajando.
Ao chegar em Salto, porém, procurou o serviço de saúde. A notificação foi feita no dia 7 de janeiro e segundo a prefeitura, ela não está mais com o vírus ativo - então não transmite mais a doença.
O caso da febre chikungunya registrado na cidade também é importado. A paciente esteve na cidade de Arcoverde, interior de Pernambuco. Apesar de ter suspeitado dos sintomas em novembro, ela só procurou o serviço de saúde de Salto em dezembro. A mulher mora no bairro Santa Efigênia, onde também foi feito o trabalho de bloqueio, quando equipes de combate à dengue realizaram aplicação de inseticida e vistoria de criadouros na área.
Paciente de Salto já foi medicada e passa bem (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário :

Postar um comentário