sábado, 30 de janeiro de 2016

Santa Catarina tem o primeiro caso de zika vírus confirmado em uma mulher grávida 
A mulher é moradora de Brusque, está na 34ª semana de gestação e contraiu o vírus em uma viagem à Chapada dos Guimarães 

Letícia Mathias Florianópolis 
Uma mulher grávida de 31 anos, moradora de Brusque, está infectada com o zika vírus. A secretaria de saúde do município teve a confirmação do diagnóstico nesta quinta (28) após receber os exames laboratoriais da paciente. É o primeiro caso de Zika no Estado em uma gestante. Os resultados para deram negativos, mas ela ainda aguarda o resultado dos exames para a febre chikungunya.
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus 

Ela é uma paciente moradora de Brusque, está na 34ª semana de gestação, e contraiu o vírus em uma viagem à Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, no fim de 2015. A mulher retornou à cidade no dia 8 de janeiro apresentando os primeiros sintomas.
Segundo a coordenadora do programa de controle da dengue em Brusque, Fernanda Lippert, foi realizada uma varredura no bairro onde a gestante mora - que é residencial e fica próximo ao Centro, mas não foi divulgado pela secretaria – para verificar a possibilidade de encontrar o Aedes aegypti no local, mas o bairro não tem focos. Junto ao trabalho de prevenção, a equipe continua monitorando todos os focos positivos da cidade.
O último boletim epidemiológico da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do Estado, foi divulgado na terça-feira (26), com registro de 31 casos suspeitos notificados. Deste total, cinco foram confirmados, três foram descartados e 24 permaneciam em investigação. Os casos de zika vírus foram registrados em Florianópolis (1), Braço do Norte (1), Itapoá (1) e Ipuaçu (2). Todos os casos confirmados são importados, ou seja, os pacientes foram infectados em outros Estados. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário