Prefeitura de Londrina confirma primeiro caso de zika no município
Infectado é um aposentado de 68 anos, de acordo com secretário de Saúde.
Ele contraiu a doença há cerca de 20 dias, dentro da cidade, diz prefeitura.
Aedes aegypti, transmissor do zika vírus (Foto:
Marvin Recinos/AFP)
Marvin Recinos/AFP)
A Secretaria de Saúde de Londrina (SMS) confirmou nesta sexta-feira (29) o primeiro caso de zika vírus no município.
O infectado é um aposentado de 68 anos, morador da região central da cidade. Ele contraiu a doença há cerca de 20 dias, segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martins, e passa bem.
O teste de confirmação foi feito em um laboratório particular na cidade e agora depende de contraprova do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba. O laudo final deve sair em um mês.
O homem chegou a viajar no fim de dezembro, de acordo com o secretário, mas os exames confirmaram que ele adquiriu o vírus dentro da cidade, já em janeiro.
"Esta confirmação é alarmante, porque nos diz que o vírus está circulando por Londrina. Estamos com um índice de infestação de 8%, que é muito acima do aceitável. O cuidado deve ser redobrado. Pedimos, mais uma vez, que as pessoas se mobilizem na luta contra o mosquito", comenta Martins.
O secretário diz que, diante a ameaça, reforçou a equipe de agentes de endemias. Segundo ele, o número de pessoas trabalhando no combate ao Aedes aegypti em Londrina foi de 250 para 700, nos últimos dias.
"Porém, se não houver ação efetiva do cidadão para eliminar os criadouros, de nada adianta termos esse exército. Contamos com a ajuda de todos para resolver o problema", ressalta.
O governo estadual não confirma o caso e afirma que, no Paraná, há apenas um registro da doença até agora - em Alto Piquiri, no noroeste do estado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário