sábado, 30 de janeiro de 2016

30/01/2016 19h20 - Atualizado em 30/01/2016 19h26

Falta de energia segue afetando 165 mil clientes no RS, diz CEEE

Maior parte dos consumidores afetados estão em Porto Alegre.
Chuva destelhou estabelecimentos e derrubou árvores neste sábado.


Ruas estão interditadas por quedas de árvores  (Foto: Jefferson Botega / Agência RBS)
Ruas estão interditadas por quedas de árvores (Foto: Jefferson Botega / Agência RBS)


Cerca de 165 mil clientes seguem sem energia elétrica no início da noite deste sábado (30), um dia após um temporal provocar estragos em Porto Alegre acompanhado de um vendaval de quase 120 km/h, conforme informou a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Maior parte dos clientes estão em Porto Alegre.
Poste de luz caído na rua na Região Metropolitana de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Poste de luz caído na rua na Região Metropolitana
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Na noite desta sexta (29), a capital foi afetada por um forte temporal, que derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e derrubar árvores em várias localidades. No dia seguinte, a prefeitura definiu ações de recuperação.
De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. O meteorologista Cléo Kuhn explicou que o temporal foi causado pelo encontro  da frente fria que originou a chuva com uma massa de ar quente, o que ocasionou a formação de nuvens que se aproximaram do solo. Ele vê "grande possibilidade" de que a cidade tenha sido atingida por um tornado.
"A gente vê materiais retorcidos em tudo quanto é canto, e os materiais ficam retorcidos porque o vento gira. O que vai determinar se foi um tornado é a avaliação dos estragos, o jeito que as árvores quebram", explicou. A previsão do tempo aponta que deve voltar a chover neste sábadoem parte do estado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário