quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

28/01/2016 14h13 - Atualizado em 28/01/2016 14h23

Funcionários que medem consumo de luz vão identificar focos do Aedes

Contas de luz também vão trazer mensagem sobre prevenção de doenças. Medida foi anunciada nesta quinta (28) pelo Ministério de Minas e Energia.


Funcionários de distribuidoras de energia que fazem a leitura do consumo de eletricidade nas casas e no comércio, chamados de leituristas, vão atuar para identificar, em todo o país, possíveis focos do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue e o zika vírus.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e pelo presidente da associação das distribuidoras, Nelson Leite, em Brasília.
De acordo com Leite, o país tem cerca de 40 mil leituristas, que visitam casas e comércio todos os meses para verificar os medidores de consumo de energia.

Eles trabalham com equipamentos eletrônicos onde informam os dados de consumo e que transmitem as informações automaticamente para as distribuidoras. Segundo o ministério, esses equipamentos vão contar a partir de agora com uma função para indicar que uma casa ou loja visitada tem possível foco do mosquito.

As informações coletadas pelos leituristas serão encaminhadas para órgãos que atuam no controle do mosquito.

O ministro anunciou ainda que, a partir deste mês, as contas de luz começaram a ser distribuídas aos consumidores com informações sobre como evitar focos do mosquito, sintomas da dengue e do zika e orientações sobre o que fazer em caso de suspeita.

Nenhum comentário :

Postar um comentário