Manaus registra crescimento de 21% dos casos de Aids nos jovens com idade entre 15 e 19 anos
MANAUS – Nos últimos anos Manaus vem registrando o crescimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids nos jovens com idade entre 15 e 19 anos, e 2015 fechou com índice de 21% do número da doença entre os jovens nessas faixas etárias. Atualmente cerca de 15 mil pessoas portadoras do vírus da Aids recebem tratamento na Fundação de Medicina Tropical e em quatro pontos de Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids – SAE administrados pelo Município.
Apesar do crescimento do número da Aids entre os jovens, no geral, segundo dados oficiais, Manaus apresentou uma redução de 8,1% de novas casos da doença no período entre 2014 e 2015. Na avaliação da chefe do Núcleo de Controle à DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, Adriana Raquel, os jovens utilizam as novas tecnologias para obterem informações, que nem sempre são confiáveis ou corretas e a impressão de que a doença está distante de suas realidades.
“A solução encontrada para o problema está sendo a realização de cursos para os jovens em paralelo aos executados para os profissionais da saúde, com a finalidade de formar lideranças jovens para que possam atuar nas comunidades, junto ao grupo que mais nos preocupa”, afirmou. Durante esta semana, profissionais que atuam em ações de combate à DST/Aids passaram por um curso de qualificação com o objetivo de para aprimorar o atendimento de usuários na rede pública de Saúde em Manaus.
“O curso faz parte das atividades do programa que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de qualificar nossos servidores para atender e acompanhar melhor as pessoas vivendo com HIV/Aids e que buscam atendimento em nossa rede”, explicou Adriana Raquel. A capacitação foi programada pela Equipe da Cooperação Interfederativa (composta por profissionais do Ministério da Saúde, Estado e Município). Essa etapa prepara os servidores para ações previstas para abril, em que quatro Unidades Básicas de Saúde - UBS com novos atendimentos, abrirão às portas para as Pessoas Vivendo com HIV/Aids - PVHA.
Nenhum comentário :
Postar um comentário