Um dia após causar estragos em Porto Alegre, chuva deve voltar ao RS
Região Metropolitana, Litoral, Serra, Norte e Oeste devem ter temporais.
No domingo, o risco de chuva forte ficará restrito ao Norte do estado.
A chuva que causou estragos em Porto Alegre acompanhada de um vendaval de quase 120 km/h deverá voltar a atingir parte do estado ainda neste sábado (30). A previsão do tempo aponta que a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra, o Norte e o Oeste do estado deverão ter temporais com ventanias de até 70 km/h.
No domingo (31), a frente fria que provocou a chuva deve permanecer atuando no estado, e o risco de chuva forte ficará restrito ao Norte do estado. As demais regiões deverão ter pancadas de chuva durante o dia.
Na noite desta sexta (29), a capital foi afetada por um forte temporal, que derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e derrubar árvores em várias localidades. No dia seguinte, a prefeitura definiu ações de recuperação.
De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. O meteorologista Cléo Kuhn explicou que o temporal foi causado pelo encontro da frente fria que originou a chuva com uma massa de ar quente, o que ocasionou a formação de nuvens que se aproximaram do solo. Ele vê "grande possibilidade" de que a cidade tenha sido atingida por um tornado.
"A gente vê materiais retorcidos em tudo quanto é canto, e os materiais ficam retorcidos porque o vento gira. O que vai determinar se foi um tornado é a avaliação dos estragos, o jeito que as árvores quebram", explicou.
Nenhum comentário :
Postar um comentário