29/1/2016 às 18h22 (Atualizado em 29/1/2016 às 19h05)
Doença que paralisa músculos é associada à chikungunya pela primeira vez no Brasil
Jovem morre em Recife por causa de infecção generalizada, decorrente de miosite
Fotos Públicas/Claudio Fachel/ Palácio Piratini
Mais uma doença neurológica foi associada à ação do aedes aegypti, desta vez relacionada à febre chikungunya. Em Recife (PE), a paciente Danielle Marques de Santana, de 17 anos, morreu no último dia 6 em decorrência de inflamação nos músculos denominada miosite. A informação foi confirmada ao R7 pela chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, Maria Lúcia Brito Ferreira.
— Recebemos os resultados laboratoriais entre ontem e hoje (29). A miosite teve relação com a chikungunya. Mas não necessariamente causou a infecção, pois a paciente já chegou com infecção respiratória aguda, já tinha complicações graves que levaram à septicemia (infecção generalizada).
A neurologista ressaltou que se trata de uma nova confirmação a respeito de mais uma síndrome que a chikungunya pode causar. É a primeira vez que tal doença é relacionada à chikungunya no Brasil.
Atenção especial
Em meio às atuais epidemias de arboviroses (viroses causadas por artrópodes, como mosquitos) vindas do aedes, Maria Lúcia diz que há outras possíveis complicações.
— Já sabíamos sobre consequências neurológicas da dengue e da zika, como a Síndrome de Guillain-Barré. Agora recebemos resultados positivos a respeito da relação de uma doença neurológica com a chikungunya. É preciso que as pessoas estejam atentas para sintomas não usuais em viroses, além das dores musculares, como dificuldade para andar e sentir a perna fraca.
A neurologista alerta que, nesses casos, é fundamental que a pessoa procure um serviço médico sem demora.
— Quanto mais cedo a pessoa receber o atendimento, mais cedo pode-se controlar alguma complicação.
Outras complicações
É importante lembrar que, na maioria dos casos, essas doenças são curáveis e controláveis. A predisposição genética e a condição do sistema imunológico, porém, podem agravar esses quadros, mas isso acontece com uma minoria de pacientes, segundo Maria Lúcia.
— Se tivéssemos uma sala com 100 pacientes, diria que um desenvolve quadro neurológico que não teve boa resposta imunológica a uma infecção.
Mesmo assim ela reforça que, diante dessa epidemia, os números podem aumentar.
— Estamos esperando outros resultados de exames. Não sei até onde podem ir essas alterações neurológicas (relacionadas ao aedes). Soubemos agora da influência da chikungunya na miosite. É possível que haja outras doenças relacionadas a essas viroses, como encefalite, mielite e meningoencefalite.
A miosite é uma inflamação nos músculos, que também pode ser decorrente de inflamações em outros órgãos. Em geral é uma doença autoimune, causadora de fraqueza muscular, dificuldade para andar, subir degraus, erguer os braços, podendo gerar frequentes quedas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário