sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

28/01/2016 17h08 - Atualizado em 29/01/2016 09h15

Agentes percorrem bairros com altos índices de infestação do Aedes

Ações em bairros de Macapá iniciaram na quarta-feira (27).
Agentes eliminam criadouros, aplicam larvicida e orientam moradores.

Focos de Aedes aegypti foram encontrados durante inspeção na Zona Oeste de Macapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)
Focos do mosquito foram encontrados na inspeção
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)
Agentes de endemias com o apoio do Exército iniciaram na quarta-feira (27) inspeções residenciais nos bairros Marabaixo 1, 2 , 3 e 4, na Zona Oeste de Macapá. As ações vão até 11 de fevereiro e têm a finalidade de combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
As visitas acontecem prioritariamente nos bairros que acumulam os maiores índices de pontos de infestação em Macapá. Durante as inspeções, agentes encontraram focos do mosquito em algumas casas do Marabaixo.
De acordo com cronograma de visitas, a próxima inspeção vai acontecer no bairro Novo Horizonte, na Zona Norte, onde haverá eliminação de criadouros, conscientização dos moradores e aplicação de larvicida, produto químico que impede a infestação do Aedes por até 2 meses.
Para o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva, o mais importante nessas ações é o trabalho de conscientização da população.
“Todos esses trabalhos que estamos fazendo, só serão realmente efetivos, se os moradores também entrarem nessa luta conosco, e estamos contando com eles", pediu o diretor.
Segundo ele, cerca de 70% dos criadouros do mosquito estão dentro dos quintais das casas, onde há excesso de lixo, como copos descartáveis, latas, garrafas PET, baldes e outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário