domingo, 1 de novembro de 2015

 
1/11/2015 às 00h30

Quase metade dos homens com câncer avançado de próstata desconhecem ter a doença

Campanha Novembro Azul serve para conscientizar sobre a necessidade de diagnóstico precoce
 
Diagnóstico precoce possibilita a cura na maioria dos casos Reprodução/Facebook
 
Um dos perigos do câncer de próstata é o fato dele ser assintomático. Muitos homens, enquanto envelhecem, prosseguem em sua rotina diária, sem se darem conta de que cuidados que a idade exige precisam ser tomados. Na maioria das vezes, essa doença imperceptível, que pede apenas um pouco de atenção, pode ser contida quando está no início. Antes de ser tornar de alto risco.
Se o diagnóstico acontecer a tempo, por meio de exames, a chance de cura é grande. Mas pesquisa divulgada em 2015 pela IPCC (Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata) revela que 47% dos homens com câncer de próstata em estágio avançado desconhecem que tenham a doença.
Por causa da necessidade de conscientização, a ONG Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia organizam, há quatro anos, o Novembro Azul, um mês de atividades que têm por objetivo mostrar os perigos de um diagnóstico tardio da doença. No dia 17 do mês é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
De acordo com o presidente da sociedade, em São Paulo, Roni Fernandes, as possibilidades já chegam a 96% de cura se a doença, exclusivamente dos homens, for detectada em seu início.
—Trata-se de um tumor muito curável quando o diagnóstico é precoce. Quando não é precoce, existe uma série de tratamentos para controle, mas não se cura mais, o câncer sai do grupo de cura para o de controle.
Em 2012, no Brasil, o câncer de próstata matou cerca de 13 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens: a cada ano, cerca de 69 mil brasileiros passam a ter a doença, uma enfermidade típica do envelhecimento, por ser causada em grande parte pelo desequilíbrio de hormônios como a testosterona, tão atuantes na juventude. E é bem diferente da hiperplasia da próstata, doença que não é considerada câncer.
O diretor de Urologia do Hospital AC Camargo, em São Paulo, Gustavo Cardoso Guimarães, afirma que, dos pacientes que tiverem o câncer de próstata, considerados jovens, em cerca de dois terços ela será de risco intermediário a alto risco de morte.
A recomendação, portanto, é que os homens com histórico familiar façam os exames com uma idade entre 45 e 50 anos. O mesmo período é recomendado para os homens negros, também mais propensos a terem essa doença. Já os que não estiverem nesses grupos de risco, podem fazer com uma idade entre 50 e 55 anos. São dois os testes mais comuns: o toque retal, feito pelas mãos do urologista, e o PSA, enzima da próstata que pode apontar alguma alteração, por meio de exame de sangue.
Exame simples
Há ainda, de acordo com o urologista, diagnóstico que também pode ser obtido com um exame de ressonância nuclear magnética, propício para alguns casos. Muitos evitam o teste por causa do preconceito de se verem em uma situação de intimidade diante do urologista. Mas isso pode ser muito prejudicial. Guimarães explica que o temor dos homens de realizar o exame de toque precisa ser superado. E pode ser feito sem dificuldades.
—É um exame muito simples, que leva segundos para ser feito. Do mesmo jeito que a tireoide é facilmente palpável no pescoço, a próstata é palpável por via transretal. Os dois testes (PSA e toque), sozinhos, têm chance de acerto de apenas 30% a 40%. Já com a realização dos dois testes a chance de acerto aumenta para entre 70% e 80%.
Caso a doença já não esteja em estado inicial, o urologista irá avaliar o grau de agressividade do tumor, para iniciar um tratamento, conforme afirma Guimarães. Em um paciente com expectativa de vida mais longa, a partir de 10 anos, o mais indicado é a cirurgia. Mas, segundo ele, também há a opção por radioterapia, também no caso de o paciente correr riscos com a cirurgia.
— Atualmente há métodos minimamente invasivos de tratamento. Além da cirurgia convencional, há a laparoscopia, a laparoscopia 3D e a cirurgia robótica.
A laparoscopia baseia-se em pequenas incisões na região do abdome para encontrar o tumor e retirá-lo. A imagem é transmitida por fibra ótica para um monitor de TV.
O médico ainda diz que outras possibilidades são o ultrassom focalizado de alta frequência (Hifu) e a crioterapia (com baixas temperaturas) em casos de menor risco.
Função da próstata
A próstata é uma glândula auxiliar do sistema reprodutor masculino, que fica na frente do reto e embaixo da bexiga. Seu tamanho tem variação de acordo com a idade. Quando o indivíduo é jovem, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode crescer muito mais em homens mais velhos.
A grande maioria dos pacientes com câncer de próstata tem a partir de 65 anos, idade em que os tecidos da glândula já estão envelhecidos. Uma alimentação bem equilibrada, segundo Guimarães, com redução de carne vermelha e hábitos saudáveis ajuda na prevenção e no tratamento da doença. Por conter licopeno, um antioxidante, o tomate também é uma alimento que contribui com a prevenção, segundo pesquisas.
Quanto mais a população envelhece, mais diagnósticos de câncer de próstata surgem. Conforme conta Fernandes, pode-se dizer que cerca de 80% de homens com mais de 90 anos têm esse câncer, mas, devido ao seu crescimento lento, não irão morrer por causa dele.
— O que nós médicos queremos atualmente é descobrir os casos mais agressivos e mais precoces para tratar com precisão e com isso contribuir para que o indivíduo chegue aos 100 anos.
A função da próstata mostra a sabedoria da natureza humana. Ela serve para produzir parte do líquido do sêmen (cerca de 40%), alimentar e proteger os espermatozoides que saem do pênis e chegam ao útero da mulher.
Lá, se mantivessem a condição pastosa, os espermatozoides não conseguiriam dar sequência ao processo reprodutivo. Isso só acontece porque, já fora do organismo do homem, conforme conta Fernandes, o PSA da próstata transforma a substância pastosa em líquida, soltando os espermatozoides e possibilitando a reprodução.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/quase-metade-dos-homens-com-cancer-avancado-de-prostata-desconhecem-ter-a-doenca-01112015

1/11/2015 às 00h30

Martinho da Vila revela detalhes de luta contra câncer de próstata: "Assustar-se não adianta nada"

Diagnóstico precoce e seu olhar positivo sobre a vida foram fundamentais para recuperação
 
Martinho da Vila realizou o exame de PSA no momento certo Reprodução/Facebook 
Sambista eclético, Martinho da Vila é puro jogo de cintura para se adaptar a vários ritmos, desde que surgiu para o público em 1967. Com fala mansa. Em tom baixo. Sempre sorridente, estilo bonachão. Não fosse essa alma de artista, que olha o sonho sem desviar a atenção da realidade, ele poderia ter mais dificuldade de vencer um câncer de próstata, detectado em 2008, aos 70 anos.
— Fiquei sabendo que tinha câncer quando fiz o exame de PSA. Estava um pouco baixo, ainda não na linha do perigo, mas o médico achou melhor fazer a biópsia. E o resultado apontou para a doença em estágio inicial.
Bom malandro é aquele que também se preocupa com sua saúde. E, como a idade havia chegado, ele revela em entrevista ao R7 que resolveu fazer o PSA por conta própria. Queria se manter inteiro para continuar a sentir o clima boêmio de Vila Isabel, seu reduto, na batida ritmada das rodas de samba, nas parcerias cantadas para exaltar a negritude e o rebolado da vida. Ele mesmo diz: quem é do mar não enjoa.
— Quando o médico me deu a notícia, logo perguntei o que deveria ser feito. Ele me deu opção de três tratamentos, um deles a cirurgia, dizendo ser o mais aconselhável. Então optei pela cirurgia e hoje estou plenamente recuperado.
Falando sobre a doença, Martinho transparece o segredo de seu sucesso, no jeito sereno de encarar os problemas, com a experiência de um ex-sargento que virou poeta. Ao estilo Zeca Pagodinho, ele já passou por quase tudo nessa vida...
— Eu não me assusto nunca. O homem que recebe essa notícia não tem de se assustar. Se assustar não adianta nada. Tem que fazer o que é preciso para se recuperar. Digo que é como se fosse uma vasectomia, você não pode mais ter filhos. Então, antes de entrar na mesa de cirurgia, sugiro que o homem que deseja ter mais herdeiros utilize um banco de esperma.
E como será que Martinho da Vila agiu em relação à sua ansiedade? Do mesmo jeito com que se recuperou dos amores perdidos.
— A fé, não digo no sentido religioso, mas uma fé no sentido positivista, um otimismo, é fundamental. Isso me ajudou e é importante para todo mundo. Se a pessoa encarar dessa maneira, ela vai se recuperar.
Vida de samba
Aos 77 anos, o cantor tem oito filhos e é casado com Clediomar desde 1993. Ele evita cobrar seus amigos que estão perto dos 50 em relação aos exames. Mas quando surge a chance, dá o seu recado.
— Não fico perguntando aos meus amigos sobre isso. Mas no momento que surge o assunto, digo que todos devem fazer os exames de diagnóstico, porque às vezes acontece de existir a doença.
Martinho nasceu em Duas Barras (RJ), veio para o Rio com quatro anos. Criou diversos enredos da Unidos da Vila Isabel, muitos deles vitoriosos no Carnaval. Poderia então fazer um samba contando toda a saga de seu câncer. Mas, com a brandura de sempre, diz que não.
A única inspiração dessa doença foi o desejo de vencê-la. De resto, ele sempre cantou sobre a sua vida nas letras que compôs, em uma carreira de quase 50 anos. Canta Canta, Minha Gente poderia muito bem homenagear a sua cura. Canta canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá...Rindo, ele concorda:
— Se encaixa bonitinho a essa situação.
Os seguidores de Martinho são muitos, bem anteriores ao tempo do Twitter. Era tão curtido que inspirou gerações com o mesmo timbre grave e suave: Agepê, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho...Além de todos os seus admiradores. Agora, os que buscam prevenir e superar o câncer também podem se juntar a essa legião.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/martinho-da-vila-revela-detalhes-de-luta-contra-cancer-de-prostata-assustar-se-nao-adianta-nada-01112015

1.11.15


Novembro Azul 2015: Tratamento de câncer de próstata (exame de PET/CT) 

Tecnologia do exame de PET/CT com fluoreto-18F permite melhor prognóstico do tratamento de câncer de próstata e é tema em nosso post sobre o Novembro Azul 2015.

Novembro Azul 2015

Considerado um dos principais progressos da medicina nuclear, o exame de PET/CT com fluoreto-18F permite avaliar o prognóstico de pacientes submetidos a tratamento de câncer de próstata com o medicamento radioativo Radium-223 (Ra-223).

A técnica consiste realização da Tomografia Computadorizada por Emissão de Prótons (PET/CT) com o traçador radioativo ósseo denominado fluoreto-18F. Dessa forma, é possível ter imagens mais detalhadas para a pesquisa de metástases ósseas, que são as principais causas de disseminação da doença que ocorre em pacientes com câncer de próstata.

Novembro Azul 2015: Tratamento de câncer de próstata (exame de PET/CT) 

Novembro Azul 2015: PREVINA-SE!

 
A diretora do serviço especializado da MND Campinas, Profa. Dra. Elba Etchebehere, explica que o PET/CT com fluoreto-18F traz a possibilidade de avaliar o prognóstico de forma mais precisa do que o disponível com outras técnicas, como cintilografia óssea. As imagens de fluoreto-18F PET/CT permitem avaliar, nos pacientes com câncer de próstata, submetidos a tratamento com Ra-223, o risco de eventos ósseos, o risco de insuficiência de medula óssea e a sobrevida global.

“Pela primeira vez, é possível ter um forte preditor independente de resposta para o tratamento desse tipo de câncer que afeta um em cada seis homens em todo o mundo através das imagens de PET/CT com fluoreto-18F”, conta.

Dificuldade de acesso ao exame PET/CT pelo SUS


Por mais que traga ganhos representativos para uma doença tão comum, o acesso ao PET/CT com fluoreto-18F ainda é difícil no Brasil. Como todas as especialidades médicas de alta complexidade, a medicina nuclear envolve custos elevados.

“O principal agravante é que um exame como esse, vital para uma melhor conduta terapêutica para o câncer de próstata com metástase óssea, ainda não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restringindo o acesso da população a esse avanço”, explica a Profa. Dra. Elba Etchebehere.

Discutindo a especialidade Medicina Nuclear


A diretora da MND Campinas irá discutir as “Perspectivas para medicina nuclear no câncer de próstata”, durante o XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear. O encontro é o mais importante da especialidade no País e acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, no Rio de Janeiro.
Além de discutir o avanço do PET/CT com fluoreto-18F, irá apresentar os resultados da terapia com Ra-223. Esse tratamento foi recentemente liberado pela ANVISA e tem apresentado um aumento significativo de sobrevida dos pacientes com câncer de próstata metastático.
Fonte: http://www.saudecomciencia.com/2015/11/novembro-azul-2015-tratamento-cancer-prostata-exame-pet-ct.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia+%28saudecomciencia%29 

10/11/2015 às 00h30 (Atualizado em 10/11/2015 às 10h28)

Exame de toque dói? Médico explica como é feito o teste que pode salvar homem da morte

No mês de prevenção ao câncer de próstata, especialista tira dúvidas sobre o exame
Você é homem e tem mais de 50 anos? Já está na hora de
pensar nos exames preventivos de câncer de próstata. Pesquisa recente da SBU
(Sociedade Brasileira de Urologia) mostra que mais de 50% dos homens nunca
sequer foram a um urologista.

Saiba que o câncer de próstata é o segundo tipo de
câncer que mais atinge os homens. A cada ano, cerca de 69 mil brasileiros desenvolvem a doença. Um em 36 homens morrerá deste tipo de câncer.O câncer de próstata não tem prevenção, porém, o diagnóstico precoce
é essencial para o tratamento.

Um dos exames para detectar a doença é o de
toque. Se você tem preconceito ou medo deste teste, esqueça isso agora. O urologista
do Hospital A C Camargo Cancer Center e diretor de comunicação da SBU (Sociedade
Brasileira de Comunicação), Carlos Sacomani, tira as principais dúvidas sobre o
assunto e mostra como o exame é simples e rápido!
Veja a seguir! 
Você é homem e tem mais de 50 anos? Já está na hora de pensar nos exames preventivos de câncer de próstata. Pesquisa recente da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) mostra que mais de 50% dos homens nunca sequer foram a um urologista. Saiba que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens. A cada ano, cerca de 69 mil brasileiros desenvolvem a doença. Um em 36 homens morrerá deste tipo de câncer.

O câncer de próstata não tem prevenção, porém, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento. Um dos exames para detectar a doença é o de toque. Se você tem preconceito ou medo deste teste, esqueça isso agora. O urologista do Hospital A C Camargo Cancer Center e diretor de comunicação da SBU (Sociedade Brasileira de Comunicação), Carlos Sacomani, tira as principais dúvidas sobre o assunto e mostra como o exame é simples e rápido! 
O exame de toque dói? Como ele é feito? Os pacientes não relatam sentir dor ou qualquer tipo de complicação por causa do teste, afirma o médico. O que poderá acontecer é um “certo desconforto”. Sacomani ainda explica que o exame pode ser realizado em pé ou deitado. — A
maioria dos urologistas prefere fazer com o paciente deitado. Utiliza-se um
anestésico denominado lidocaína, na forma de gel, e luvas 
O exame de toque dói? Como ele é feito?

Os pacientes não relatam sentir dor ou qualquer tipo de complicação por causa do teste, afirma o médico. O que poderá acontecer é um “certo desconforto”.

Sacomani ainda explica que o exame pode ser realizado em pé ou deitado.

— A maioria dos urologistas prefere fazer com o paciente deitado. Utiliza-se um anestésico denominado lidocaína, na forma de gel, e luvas.

Quanto tempo dura?  O exame é bem rápido, questão de segundos 
Quanto tempo dura?
O exame é bem rápido, questão de segundos.
A partir de que idade os exames devem ser feitos?O urologista explica que a avaliação da próstata deve se iniciar aos 50 anos, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Urologia. — Quando há um parente de primeiro grau com câncer de próstata, o exame se inicia aos 45 anos  
A partir de que idade os exames devem ser feitos?
O urologista explica que a avaliação da próstata deve se iniciar aos 50 anos, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Urologia.

— Quando há um parente de primeiro grau com câncer de próstata, o exame se inicia aos 45 anos.
Com
qual frequência o homem deve fazer os exames?  Normalmente, o exame de toque é feito uma vez por ano, diz o diretor de comunicação da SBU  
Com qual frequência o homem deve fazer os exames?  

Normalmente, o exame de toque é feito uma vez por ano, diz o diretor de comunicação da SBU.
Como o homem escolhe o
profissional que fará o exame? O profissional
que cuida da próstata é o médico urologista, diz Sacomani.— O interessado pode acessar
o portal da urologia [da Sociedade Brasileira de Urologia] e nele pode,
facilmente, encontrar o mais próximo a sua localidade. Também é possível
procurar atendimento na rede pública  
Como o homem escolhe o profissional que fará o exame? 
O profissional que cuida da próstata é o médico urologista, diz Sacomani.

— O interessado pode acessar o portal da urologia [da Sociedade Brasileira de Urologia] e nele pode, facilmente, encontrar o mais próximo a sua localidade. Também é possível procurar atendimento na rede pública.
O exame PSA (feito pela análise do sangue) é importante para diagnosticar o câncer de próstata? O
PSA é extremamente sensível para detecção do câncer da próstata. A maioria dos
casos é diagnosticada por meio dele.— A maioria
dos estudos recomenda que os homens realizem ambos [os exames]  
O exame PSA (feito pela análise do sangue) é importante para diagnosticar o câncer de próstata?

O PSA é extremamente sensível para detecção do câncer da próstata. A maioria dos casos é diagnosticada por meio dele.

— A maioria dos estudos recomenda que os homens realizem ambos [os exames].


Se
o PSA detecta câncer na próstata, qual é a importância de realizar também o
exame de toque? 

Segundo Sacomani, em
alguns casos, o PSA não aumenta, por isso, nessas situações, 'o diagnóstico só pode ser
feito pelo toque'.— Além disso, por vezes, pode-se notar a extensão da doença por
meio do toque  
Se o PSA detecta câncer na próstata, qual é a importância de realizar também o exame de toque?  Segundo Sacomani, em alguns casos, o PSA não aumenta, por isso, nessas situações, "o diagnóstico só pode ser feito pelo toque".

— Além disso, por vezes, pode-se notar a extensão da doença por meio do toque.


Os homens têm realizado
o exame? Ou ainda há preconceito?O médico afirma que 'felizmente,
as campanhas de conscientização têm conseguido reduzir o preconceito'.—
Contudo, pesquisa recente revelou que 51% dos homens nunca foram ao urologista.
O Jama Oncology, respeitada revista científica da Associação Médica Americana,
mostrou que, de 1990 a 2013, o diagnóstico de câncer de próstata aumentou em
120%.  No entanto, o acesso à saúde pública de boa qualidade ainda é um
limitante no nosso País  
Os homens têm realizado o exame? Ou ainda há preconceito?O médico afirma que "felizmente, as campanhas de conscientização têm conseguido reduzir o preconceito".

— Contudo, pesquisa recente revelou que 51% dos homens nunca foram ao urologista. O Jama Oncology, respeitada revista científica da Associação Médica Americana, mostrou que, de 1990 a 2013, o diagnóstico de câncer de próstata aumentou em 120%.  No entanto, o acesso à saúde pública de boa qualidade ainda é um limitante no nosso País.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/fotos/exame-de-toque-doi-medico-explica-como-e-feito-o-teste-que-pode-salvar-homem-da-morte-10112015#!/foto/9 

Câncer de Próstata

Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. EXAME DE SANGUE (PSA) E TOQUE RETAL. O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.
Próstata
A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, com peso aproximado de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem (vide figura). A função da próstata é produzir parte do líquido que forma o sêmen.
Principais doenças da próstata
As doenças da próstata são comuns e atingem desde o homem jovem até o idoso, predominando a partir dos 50 anos.
  1. Hiperplasia prostática benigna (HPB)
  2. Prostatite (inflamação da próstata)
  3. Câncer de próstata
1 - Hiperplasia prostática benigna (HPB)
É o aumento do volume da próstata. É um crescimento benigno que ocorre após os 40-45 anos em diante, sendo mais comum a partir dos 60 anos. As causas deste aumento ainda não são bem determinadas. O crescimento da próstata comprime a uretra prostática determinando uma série de sintomas obstrutivos do trato urinário.
São sintomas comuns da HBP: ardência ao urinar, levantar várias vezes a noite para urinar, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga após urinar, aumento do número de micções, gotejamento acentuado no final da micção.
2 - Prostatite
Prostatite é um termo usado para designar inflamações da glândula prostática. Uma próstata inflamada pode causar uma grande variedade de sintomas, sendo os mais comuns: dor e queimação à micção, necessidade freqüente e urgente de urinar, dor testicular ou dor nas costas. A prostatite pode ser bacteriana aguda, crônica ou não bacteriana.
3 - Câncer de próstata
É a terceira causa de morte por câncer em homens, só sendo superado pelo câncer de pulmão e de pele. O câncer de próstata atinge principalmente homens acima de 50 anos de idade. Estatísticas afirmam que, aos 50 anos, 1 em cada 4 homens apresentam células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2 homens. Enquanto você envelhece, o seu risco de desenvolver câncer de próstata aumenta. Apesar do homem ter uma chance de 30% de desenvolver câncer de próstata ao longo da sua vida, somente 3% destes morrerão por causa da doença.
Não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata, porém sabe-se que alguns fatores, tais como transmissão genética e hormônios podem estar implicados.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Nem sempre o homem apresenta sintomas evidentes logo no início da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor para urinar. Normalmente, o homem percebe uma alteração na micção, com dor ou mesmo queimação ao urinar. Muitas vezes o paciente se queixa de dificuldade, tanto no início como para parar de urinar. O fluxo de urina nem sempre sai completamente, urinando aos poucos. Outras vezes, pode-se queixar de constante dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa. Outros pacientes podem apresentar dor ao ejacular.
O QUE É PSA, E COMO NÓS MEDIMOS?
PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata.
POR QUE USAR O PSA COMO TRIAGEM PARA CÂNCER DE PROSTATA?
O uso rotineiro de PSA (exame de sangue) com o exame digital da próstata melhorou espetacularmente a condição de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, e possivelmente em uma fase mais curável que antes da existência deste exame (PSA).
O QUE CAUSA O AUMENTO DO PSA?
PSA só se encontra em homens e está presente em todo o tecido de próstata normal. As células de câncer de próstata tendem a formar e escoar mais PSA na circulação sanguínea, por esta razão são medidos os níveis de PSA. Conhecendo este fato, foi pesquisada e encontrada uma série de valores de PSA em pacientes com a glândula prostática normal. Acredita-se e ficou demonstrado que o valor de PSA deveria ser menor que 4,0. Este número é um pouco arbitrário, mas reflete pesquisas onde a maioria dos homens (95%) com glândulas de próstata normais tenha um valor de PSA de 4,0 ou menos. Atualmente já existe valores normais nas diversas faixas etárias (vide valores de referência conforme a idade ).
Além disso, é importante ter em conta que nem todos os pacientes com câncer de próstata têm um PSA elevado. Até 20% do câncer de próstata diagnosticados acontecem em homens cujos valores de PSA são menores que 4,0 e é também por esta razão que além do exame de sangue é muito importante o exame da próstata pelo Urologista.
A causa não cancerosa mais comum com níveis de PSA elevados é a hiperplasia benigna da próstata (já descrito anteriormente). A HBP não é nenhum câncer, nem conduzirá ao câncer, mas a HBP pode causar uma falsa elevação de valores de PSA.
Outra causa comum de falsa elevação do valor de PSA é a prostatite. A inflamação faz o PSA escoar na circulação sangüínea aumentando os níveis de PSA (tem relatos de valores > 50,0 ng/mL). Até mesmo um exame retal simples pode fazer o PSA subir um pouco. Ficou demonstrado que a ejaculação pode causar um aumento no nível de PSA em alguns homens durante aproximadamente 48 horas. Se possível, o paciente não deveria ejacular durante 48 horas antes de um teste de PSA. Se a ejaculação aconteceu e o PSA é elevado, é necessário uma repetição do teste. O que significa dizer que aquele PSA não é uma medida de câncer, e que um PSA elevado não quer dizer que você tem câncer. O ÚNICO teste que determinará a presença de câncer com certeza é uma biópsia da próstata e o exame anatomo-patológico do tecido.
A IDADE TEM A VER COM NÍVEIS DE PSA?
Recentes estudos sugeriram que níveis 4,0 ng/mL são muito altos para homens jovens e muito baixo para homens mais velhos. Alguns investigadores recomendam os níveis seguintes:
Idade Níveis de PSA
40-50 0 a 2,5 ng/mL
50-60 0 a 3,5 ng/mL
60-70 0 a 4,5 ng/mL
70-80 0 a 6,5 ng/mL
O QUE FAZEMOS COM UM NÍVEL DE PSA ELEVADO?
É bom lembrar: o PSA é somente um teste que diz da possibilidade de câncer de próstata. Um PSA normal não quer dizer que você não tem câncer de próstata. Significa que você tem mais baixo risco de ter um câncer de próstata. Reciprocamente, um PSA elevado não quer dizer que você necessariamente tenha câncer. Significa dizer que você tem maior risco que alguém cujo PSA é mais baixo.
PROBABILIDADE DE CÂNCER DE PRÓSTATA BASEADO EM RESULTADOS DE PSA
0-2 ng/mL                  1%
2-4 ng/mL                  15%
4-10 ng/mL                25-35%
> 10 ng/mL                 >50%
PSA menores que 4,0 ng/mL - Se o seu nível de PSA foi pela primeira vez menor que 4, recomenda-se repetir o teste anualmente
PSA maior que 4,0 ng/mL - Vide valores de referência para a idade e procure o seu Urologista de confiança.
PODE HAVER VARIAÇÃO DE RESULTADOS DE PSA QUANDO O EXAME É REALIZADO EM 2 OU 3 LABORATÓRIOS ?
Sim. Apesar de inúmeros esforços para padronizar os testes de PSA, existem diferenças significativas entre as diversas metodologias existentes no mercado. Por esta razão é importante que o laboratório informe ao médico a identificação do teste usado e a sua condição no qual o mesmo foi processado. Alguns testes podem ser realizados por processos manuais, semi-automatizados e totalmente automatizados e em cada situação existem diferenças bem definidas e conhecidas quanto à sensibilidade e reprodutibilidade.
É um erro confirmar resultado de PSA solicitando exame para diferentes laboratórios, além das variabilidades pré-analíticas conhecidas, existem diferenças entre técnicas e metodologias usadas.
Atualmente encontra-se no mercado pelo menos 30 kits de diferentes procedências e diferentes preços para medir níveis de PSA no sangue.
QUAL A IDADE IDEAL PARA INICIAR A DOSAGEM DO PSA?
Em novembro de 1992, a Sociedade Americana de Câncer recomendou para detecção precoce de câncer da próstata, exame de Toque Retal e PSA sanguíneo, anualmente, a partir de 50 anos. Os homens com maior predisposição, isto é, com história familiar de câncer de próstata (tio, pai, irmão, avô) ou os de raça negra, é aconselhável a partir de 40 anos.
Fonte: http://www.alvaro.com.br/paginas/pacientes/cancer-de-prostata-e-psa


Novembro Azul: urologista do Hospital Moriah explica o câncer de próstata

Cuide de sua saúde, vá ao médico regularmente e faça seus exames pelo menos uma vez ao ano. Deixe de lado o medo, quanto mais cedo o Câncer de Próstata for diagnosticado, melhor.

Em conversa com a repórter Fabiana Grillo, o médico Ricardo Vita tirou as principais dúvidas sobre o funcionamento da pr&...
20/11/2015 às 18h06 (Atualizado em 20/11/2015 às 18h06)

Especialista dá palestra sobre câncer de próstata em SP

Prevenção, tratamentos e cuidados com a doença são assunto do evento no Ibirapuera
 
Prevenção e tratamentos do câncer de próstata serão assunto da palestra Getty Images 
 
O Centro de Excelência Esportiva de Judô do Ibirapuera recebe palestra sobre o câncer de próstata na próxima segunda-feira (23). O evento acontece às 19h e terá como palestrante o urologista Ricardo Vita.
Na ocasião, serão esclarecidas dúvidas sobre prevenção, tratamento e todos os cuidados necessários para evitar o câncer de próstata.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), só em 2014 foram detectados mais de 17 mil casos da doença em São Paulo e quase 70 mil em todo o Brasil.
Serviço
Palestra – Cuidados e esclarecimentos sobre a saúde da próstata – “Novembro Azul”
Palestrante: Ricardo Vita (médico urologista);
Data e hora: Segunda-feira (23 de novembro), às 19 horas;
Local: Centro de Excelência Esportiva de Judô do Ibirapuera;
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera, São Paulo-SP;
Informações sobre o Novembro Azul: www.novembroazul.com.br.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/especialista-da-palestra-sobre-cancer-de-prostata-em-sp-20112015

Queridos leitores, embora a Saúde do Homem não se limite apenas a prevenção do Câncer de Próstata, é importante que os homens não fiquem com dúvidas, procurem informações e, principalmente, façam os exames necessários. 
Então, aproveitem a oportunidade e compareçam à palestra no Centro de Excelência Esportiva de Judô do Ibirapuera, situado à Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera, São Paulo, no dia 23/11, às 19:00hs, que será ministrada pelo Urologista Dr. Ricardo Vita. Uma ótima palestra a todos. Lembrem-se: informação é tudo, prevenção é indispensável e tratamento é necessário. Procure ajuda, não vá empurrando a situação com a barriga, deixando para depois, amanhã, semana que vem... Não é assim que acontece?   

Nenhum comentário :

Postar um comentário