quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

 – 1.113 visualizações

Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, ganha food bike com comida vegana e à beira mar

Saiba como montar uma em sua cidade.
Fabio Chaves 
Do Vista-se
Uma das cidades mais visitadas do litoral norte do estado de São Paulo acaba de ganhar uma food bike livre de crueldade. A bicicleta – chamada de Food Bike Frutta Pão – circula pelas praias de Caraguatatuba repleta de sanduíches, snaksmuffins e salgados veganos e saudáveis.
As food bikes funcionam como os já famosos food trucks, mas são muito mais econômicas para os empreendedores que estão começando. Além disso, não emitem gases nocivos ao meio ambiente e, por isso, são consideradas uma alternativa ecológica.
Grande parte das preparações da Frutta Pão são orgânicas e há também opções sem glúten. Para acompanhar, chás, sucos e água mineral. Nada das tradicionais frituras gordurosas que dominam as opções de comida nas praias.
“Além de divulgarmos o veganismo, entendemos que o verão pede alimentos saudáveis, refrescantes. O que pode ser mais saudável que a combinação de hortaliças, frutas e sementes? Nossos sanduíches são preparados artesanalmente, com hortaliças orgânicas fornecidas por produtores locais e legumes frescos. Não vendemos refrigerante nem bebidas alcoólicas. É tudo natural de verdade.” – diz Fernanda Paro, sócia-proprietária.
Durante o dia é possível encontrar a bicicleta Frutta Pão na praia Martim de Sá e durante a noite ela fica na orla próxima ao Centro de Eventos de Caraguatatuba. Para a localização exata, porém, é preciso ficar de olho na página oficial no Facebook (curta aqui) ou enviar uma mensagem por lá.
Veja como montar uma food bike
Conforme reportagem do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) exibida em julho de 2015 (assista aqui), algumas cidades emitem certificados para quem quer trabalhar vendendo comida na rua com uma food bike, como é o caso da cidade de São Paulo. Procure a prefeitura de sua cidade para se informar.
O baixo investimento inicial das food bikes é o principal atrativo para quem quer começar a vender alimentos em locais públicos e eventos com elas. Montar uma dessas pode ser uma solução interessante para cozinheiros veganos que estão só esperando uma oportunidade para começar seu negócio próprio.
Uma food bike já adaptada, igual à Frutta Pão, sai por cerca de R$ 2.000,00 (confira aqui). Modelos mais completos chegam a custar R$ 3.650,00 (confira aqui) ou mais, dependendo do projeto que será feito.
Os valores citados são praticados por uma empresa especializada em montar essas bicicletas com sede em São Paulo, mas existem outras, vale a pesquisa. Mais bicicletas dessas pelas ruas significaria mais opções veganas de fácil acesso e, consequentemente, mais pessoas conhecendo delícias sem nada de origem animal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário