quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

7/1/2016 às 08h50 (Atualizado em 7/1/2016 às 12h38)

Dor de cabeça e crise de choro antes das aulas pode ser sinal de fobia escolar

Transtorno está entre os distúrbios que mais afetam os jovens
Psicóloga também alerta para sinais como dores de barriga ao acordar, vômitos, náuseas e diarreia, dentre outros sintomasGetty Images
Com a aproximação da volta às aulas, as mães e pais devem ficar atentos a sintomas como dores de cabeça e crises de choro nos pequenos quando se aproxima a hora de ir para a escola. De acordo com a psicóloga da Clínica Maia, Regiane Rocha da Silva, esse tipo de mal estar pode ser sinal de fobia escolar.
A fobia escolar é classificada como um transtorno de ansiedade. Trata-se de um medo que a criança ou o adolescente sente em ir à escola e está entre os distúrbios que mais afetam os jovens.
Segundo a especialista, muitas vezes, os sintomas da fobia escolar começam a se manifestar dentro de casa, antes de ir à escola ou no trajeto. A família deve se manter atenta caso a criança ou adolescente comece a se recusar a ir à escola.
Além de dores de cabeça e crises de choro, a psicóloga também alerta para sinais como dores de barriga ao acordar, vômitos, náuseas, diarreia, suores ou tremores, xixi na cama, insônias e pesadelos e dificuldade em ficar sozinho — todos podem ser um indicativo de que o jovem está com fobia escolar.
Os motivos que levam o jovem a desenvolver fobia escolar são variados, e podem ser tanto externos quanto externos ao ambiente de ensino: predisposição genética, estressores familiares, bullying, transtornos de aprendizagem, mau desempenho escolar ou até mesmo uma mudança de escola.
Para encorajar a criança ou adolescente a voltar à escola, é fundamental o estímulo e a conversa da família e da própria escola. No entanto, nem sempre isso é suficiente. Caso o transtorno persista, pode ser recomendado um tratamento de terapia cognitivo comportamental e até mesmo a utilização de remédios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário