quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

26/01/2016 15h50 - Atualizado em 26/01/2016 15h50

Suíça detecta dois casos de zika vírus em pessoas que voltaram de viagens

Há casos importados em cinco países europeus, além de EUA e Israel.
A transmissão local do vírus foi identificada em 22 países ou territórios.

 Imagem divulgada pelos Centros de Prevenção e Controle de Doença dos Estados Unidos (CDC) feita com microscópio eletrônico de transmissão (MET) mostra o zika vírus  (Foto: Reuters/CDC/Cynthia Goldsmith)
Imagem divulgada pelos Centros de Prevenção e Controle de Doença dos Estados Unidos (CDC) feita com microscópio eletrônico de transmissão (MET) mostra o zika vírus (Foto: Reuters/CDC/Cynthia Goldsmith)
Dois viajantes que acabam de voltar à Suíça vindos de outros países foram diagnosticados com o vírus zika, confirmou o Ministério da Saúde do país nesta terça-feira (26).
O órgão não deu detalhes sobre a nacionalidade dos pacientes nem por onde eles passaram, mas informou que acompanha de perto a situação do foco da doença.
Até o momento, o governo não desaconselha formalmente a viagem aos países com presença do vírus, mas a recomenda a proteção quanto a eventuais picadas.
A transmissão local do zika já foi detectada em 22 países ou territórios nesta epidemia. Casos importados já tinham sido registrados nosEstados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha, Itália e Israel.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, nesta segunda-feira (25) que o vírus zika se espalhará por todo o continente americano. Segundo a OMS, a falta de imunidade natural nas Américas seria um dos fatores determinantes para a velocidade com que o vírus está se espalhando.
Em um comunicado oficial, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço continental da OMS, afirmou que a doença só não atingirá os países em que não há presença do Aedes aegypti - o Chile e o Canadá.

Nenhum comentário :

Postar um comentário