15 Benefícios da Erva Doce – Para Que Serve e Propriedades
A planta da erva doce é geralmente valorizada pelo seu sabor, conhecida muito por fazer chás e para diversos remédios naturais usadas desde os tempos antigos. É fácil de se tê-la pois ela pode ser cultivada em qualquer lugar e contribui com um ótimo sabor para os alimentos.
Como pode-se usar toda a parte da planta, aproveite para adicioná-la o máximo possível em suas receitas aproveitando todos os benefícios da erva doce. Confira quais são eles mais abaixo e entenda para que serve e quais propriedades se destacam.
1. Saúde dos ossos
Por conter ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K presentes em seus valores nutricionais, a erva doce pode ajudar a construir e manter a estrutura e a força óssea.
Vale lembrar que o fosfato e o cálcio são importantes para os ossos, mas deve se ter cuidado no equilíbrio dos dois minerais, pois o consumo demasiado do fósforo com a ingestão de pouco cálcio pode resultar em osteoporose.
2. Pressão Sanguínea
Como muitos sabem, uma baixa ingestão de sódio é essencial para a redução da pressão arterial, mas o aumento da ingestão de potássio pode ser muito importante para seus efeitos vasodilatadores. Além disso, a ingestão de potássio, cálcio e magnésio (todos presentes na erva-doce) foram relacionadas à diminuição da pressão sanguínea naturalmente.
O potássio também tem a qualidade de vasodilatador, que significa que relaxa a tensão dos vasos sanguíneos reduzindo assim a pressão sanguínea. Vale lembrar que a pressão arterial elevada é ligada com diversos problemas de saúde, entre eles, ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.
3. Função cerebral
O potássio é um eletrólito, ou seja, facilita o aumento de condução elétrica ao longo do corpo. Isso inclui conexões dentro do cérebro e também pode ajudar a aumentar as funções do cérebro e habilidades cognitivas através dessa qualidade. Por ser uma planta vasodilatadora, mais oxigênio alcança o cérebro e um dos benefícios da erva doce é o fato da atividade neural ter sua funcionalidade otimizada.
4. Coração saudável
As fibras, potássio, ácido fólico, vitamina C, Vitamina B6 e os fitonutrientes são responsáveis pelos benefícios da erva doce à saúde do coração.
A erva doce é uma planta que contém quantidade significativa de fibras, que ajudam a manter os níveis de colesterol na corrente sanguínea, diminuindo assim os riscos de doenças cardíacas.
A Vitamina B6 e folato também evitam o acúmulo de um composto orgânico chamado de homocisteína, no qual quando encontrado em excesso no corpo, podem danificar vasos sanguíneos e levar a problemas cardíacos.
5. Ajuda na prevenção do câncer
O selênio é um mineral difícil de ser encontrado em frutas e legumes, mas está presente na erva doce.
Esse mineral desempenha um papel essencial na função da enzima do fígado, ajudando a desintoxicar alguns compostos que causam câncer, nas inflamações e na diminuição de crescimentos de tumores.
Como visto anteriormente, a erva doce possui folato, que também desempenha um papel de sintetizar e reparar o DNA, impedindo assim a formação de células cancerígenas a partir de mutações do DNA.
6. Menos inflamações
A vitamina colina é um nutriente presente na erva-doce muito importante que fornece ajuda num sono melhor, nos movimentos dos músculos, na aprendizagem e na memória.
Esse nutriente também ajuda a manter a estrutura de membranas celulares, a transmissão dos impulsos nervosos, a absorção de gorduras e redução de inflamações crônicas.
7. Metabolismo trabalhando melhor
A vitamina B6 é responsável pelos benefícios da erva doce na energia do metabolismo, quebrando carboidratos e proteínas em glicose e aminoácidos. Esses compostos menores são facilmente utilizados para a energia usada dentro do corpo.
8. Digestão e saúde intestinal
Por possui alta quantidade de fibras, há benefícios da erva doce para a prevenção de constipação e para a regularidade para um sistema digestivo saudável.
Alguns dos componentes presentes na planta ainda estimulam a secreção digestiva e sucos gástricos, enquanto reduzam inflamação do estômago e intestino, facilitando assim a absorção de nutrientes vindas de comidas.
Outro ponto positivo é que alguns componentes da erva doce são antibacterianos, lutando assim contra diarreia.
9. Controle de peso e saciedade
Dietas ricas em fibras são geralmente reconhecidas como um fator importante no controle e perda de peso por estas funcionarem como “agentes dilatadores” no sistema digestivo. Esses componentes aumentam a saciedade e reduzem o apetite, fazendo com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo e consequentemente, diminuindo a ingestão de calorias. Portanto, o controle do peso é mais um dos benefícios da erva doce.
10. Prevenção de anemia
A deficiência do ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em vitamina C, como a erva doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de ferro.
Além disso, o aminoácido histidina, também presente na erva doce, também é útil no tratamento da anemia pois enquanto o ferro é o principal constituinte da hemoglobina, a histidina estimula a produção da hemoglobina, ajudando também na formação de vários outros componentes do sangue.
11. Melhora na regulação do ciclo reprodutivo e cólicas
O estrogênio encontrando na erva-doce auxilia na regulação do ciclo reprodutivo feminino e também pode auxiliar na fertilidade.
Além disso, a planta auxilia a regular adequadamente a ação hormonal no corpo, sendo usada em diversos produtos para reduzir os efeitos da TPM, como analgésico suave e agente relaxante para mulheres na menopausa.
Outro ponto dos benefícios da erva doce para as mulheres é que a planta possui qualidades antiespasmódicass, que ajudam a relaxar músculos lisos e reduzir os desconfortos de cólicas menstruais.
12. Olhos saudáveis
Graças a alguns componentes, a erva doce ajuda na redução das doenças relacionadas ao envelhecimento prematuro e degeneração macular.
Uma boa dica para reduzir a irritação e fadiga ocular é fazer o suco de folhas da erva doce e aplicar externamente sobre os olhos.
13. Uma pele mais jovem
Como sabemos, a erva doce é uma excelente fonte de vitamina C, e o colágeno, que é o sistema de sustentação da pele, é baseado em vitamina C. Esse nutriente é essencial e funciona como um antioxidante que ajuda na prevenção de danos causados pelo sol, poluição e fumaça. Essa vitamina também promove a capacidade do colágeno a suavizar rugas e melhorar a textura da pele.
14. Desconfortos causado por flatulências
A planta é bem popular como um agente antiflatulento por possuir propriedades carminativas, ou seja, como um remédio que reduz gases intestinais, e pode ser usada para todas idades.
É muito comum, inclusive, encontrá-la em medicamentos para reduzir flatulências em lactantes e crianças pequenas.
15. Os benefícios da erva doce na perda de peso
Existem diversos métodos que auxiliam na perda de peso, e um deles conta com a água feita de sementes da erva doce. Veja abaixo alguns de seus benefícios que inclusive já foram listados acima:
- Acelera o metabolismo;
- Controla a fome;
- Desintoxicante;
- Incentiva a produção de melatonina: A melatonina é o hormônio responsável pelo ciclo do sono. A água garante que os níveis de melatonina trabalhem corretamente, evitando assim a insônia.
Propriedades da erva doce
Confira abaixo a tabela referente a uma colher de sopa picada de erva doce:
Tabela nutricional | |
Valor Energético | 1,7 calorias |
Carboidratos | 0,43g |
Proteínas | 0,9g |
Gorduras Totais | 0g |
Gorduras Saturadas | 0g |
Fibra alimentar | 0,17g |
Sódio | 3mg |
Como utilizar a erva doce com mais frequência no seu dia-a-dia
Por poder ser utilizada por inteiro, a planta pode entrar em muitas receitas.
A erva doce pode ser armazenada na geladeira por 4 dias e é aconselhado comer logo após que comprar, pois perde o sabor ao longo do tempo.
Já as sementes secas de erva doce podem durar cerca de seis meses se forem estocadas em recipientes e locais secos. Outro ponto curioso é que no continente indiano é comum o hábito de mastigar sementes de erva doce após as refeições para facilitar a digestão e eliminar o mau hálito.
Outras formas de utilizar mais a planta são em formato de semente, pó e chá. Atente para qual objetivo você quer utilizá-la e escolha o melhor formato.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Nenhum comentário :
Postar um comentário