sábado, 27 de fevereiro de 2016

27/02/2016 14h53 - Atualizado em 27/02/2016 14h53

Fim de semana terá combate à dengue em Juiz de Fora e Ubá

Conscientização e fumacê estão previstos em Juiz de Fora.
Nova etapa da Campanha #OKForaDengue é realizada em Ubá.

Combate dengue Ubá (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Meta é incentivar combate aos focos dentro das
casas (Foto: Reprodução/ TV Integração)
As cidades de Juiz de Fora e Ubá, na Zona da Mata, mantêm ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no fim de semana.
Em Ubá, o mutirão chega a mais três bairros neste sábado (27) e em Juiz de Fora, além do carro fumacê percorrendo as regiões Sul e Central, jovens ligados à Arquidiocese farão conscientização e orientação de moradores em bairros da região Sul.
Ubá
As campanhas “Dengue Aqui Não!” e “Ok #Foradengue” foram realizadas nos bairros Louriçal, Primavera e Santa Edwiges nesta manhã de sábado. O balanço da ações ainda não foi divulgado.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, até sexta-feira (26), foram 2.470 notificações de casos suspeitos de dengue na cidade em 2016. O município está emsituação de emergência para a dengue desde 5 de janeiro. No dia 14 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que uma gestante estava com o vírus da zika.
A Seção de Controle de Zoonoses destacou que foram realizadas 36.500 visitas domiciliares pelos agentes de combate às endemias e foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti em aproximadamente 2.300 domicílios durante as vistorias.
Os plantões exclusivos para os casos de suspeita de dengue nas unidades de pronto-atendimento dos hospitais Santa Isabel e São Vicente contabilizaram 259 atendimentos até 23 de fevereiro. Os plantões seguem normalmente até o dia 4 de março.
Juiz de Fora
Segundo o levantamento divulgado na terça-feira (23), a cidade tem até agora 2.553 casos de dengue, duas gestantes diagnosticadas com o vírus da zika e um caso de chikungunya.Sete pessoas morreram por causa de dengue grave e dois óbitos estão em investigação. Em janeiro, a cidade decretou situação de emergência.
Depois de passar pelos bairros Santa Cecília e São Mateus neste sábado (27), os carros do fumacê passarão em ruas do Centro. A população, se possível, deve manter janelas abertas, abrigar os animais de estimação no interior das casas ou em outro local seguro e tampar os alimentos para que não sejam atingidos pelo inseticida. Em caso de vento forte e chuvas, as ações serão interrompidas.
Carros Fumacê Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Carros do fumacê passarão por ruas do Centro de Juiz de Fora no domingo (Foto: Reprodução/ TV Integração)
No domingo (28), a Comunidade Católica Jovens Missionários Continentais da Arquidiocese de Juiz de Fora realizará a “Missão Jovem: Contra o Aedes Aegypti” nos bairros Bom Pastor e Alto dos Passos. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção e combate ao vírus da zika, à chinkugunya e à dengue.
As atividades começam às 8h, com a missa na Capela Maria Eufrásia, no Instituto João Emílio, na Avenida Rio Branco, nº 3.890, Centro. Em seguida, às 9h, será realizada uma capacitação sobre o assunto com o tema "Casa Comum, Nossa Responsabilidade" e, às 9h30, haverá uma caminhada pelos bairros Bom Pastor e Alto dos Passos com entrega de panfletos informativos.
Mutirão de limpeza
O “Mutirão de Combate à Dengue” realizado atenderá, na segunda (29), os bairros São Benedito, Santa Cândida, Vila Alpina, Vitorino Braga, Três Moinhos, Bom Sucesso, Grajaú, Alto Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santos Anjos, São Bernardo, Jardim do Sol, Ladeira, Manoel Honório e Bairu.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) orienta que os moradores dos 15 bairros devem ficar atentos e colocar os materiais que podem acumular água na calçada, na noite de domingo (28) ou até às 8h de segunda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário