sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

26/02/2016 15h57 - Atualizado em 26/02/2016 15h57

Agentes visitam área rural para o combate ao Aedes aegypti 

Moradores de Araçatuba (SP) foram orientados a eliminar criadouro.
Cronograma prevê que outros bairros da cidade sejam visitados até março.


Equipes da Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) fizeram um arrastão da limpeza na zona rural da cidade nesta sexta-feira (26). As equipes percorreram sítios recolhendo tudo o que pode virar criadouro do mosquito da dengue e alertaram os moradores sobre os locais que podem virar um potencial criadouro do Aedes aegypti.
Funcionários da Secretaria de Obras recolheram durante o período da manhã todo material deixado nas ruas pelos moradores do bairro rural da Jacutinga. O foco era eliminar possíveis criadouros da dengue como latas e pneus.
De acordo com a enfermeira do Programa Saúde da Família, Lúcia Satiko Haranaka, a ação de combate ao mosquito na zona rural começou no início da semana com trabalho das agentes do programa Saúde da Família. "Nós fizemos um trabalho individual em cada casa orientando a população e recolhendo os possíveis criadouro do mosquito. A coleta no bairro da Jacutinga é feita apenas uma vez por semana e não há coleta de material reciclável por isso, o acúmulo desse material é grande", afirma a enfermeira do programa.
Apesar da grande quantidade de materiais que podem virar possíveis criadouros nenhuma larva foi encontrada. A enfermeira Lúcia explica que os predadores naturais dos sítios como as galinhas ajudam no combate, mas nem por isso os produtores devem relaxar.
Os arrastões nos bairro rurais devem ser feito até o fim de março. A prefeitura divulgou que 86 pessoas estão com a doença desde início do ano. Na próxima semana os trabalhos dos agentes serão feitos no bairro rural Laboriô. "Iniciaremos na segunda-feira (29) e na sexta-feira (4) o caminhão passará recolhendo esse material", finaliza.
Todo material que possa servir de criadouro do mosquito foi recolhido pelos agentes da saúde (Foto: Reprodução / TV TEM)
Todo material que possa servir de criadouro do mosquito foi recolhido pelos agentes (Foto: Reprodução/TV TEM)Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/alerta-dengue/noticia/2016/02/agentes-visitam-area-rural-para-o-combate-ao-aedes-aegypti.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário