Segundo Centro de Hidratação contra Dengue é aberto em Juiz de Fora
Atendimento no Bairro Benfica começa nesta segunda-feira (29).
Veja programação do mutirão e da vistoria de propriedades particulares.
Primeiro Centrod e Hidratação funciona na Avenida
dos Andradas (Foto: Felipe Menicucci/G1)
dos Andradas (Foto: Felipe Menicucci/G1)
O segundo Centro de Hidratação contra Dengue começa a funcionar nesta segunda-feira (29) em Juiz de Fora a partir das 9h. Os pacientes devem procurar a Unidade de Atenção Básica à Saúde do Bairro Benfica. A Prefeitura também divulgou a programação do mutirão e da vistoria e limpeza de imóveis e terrenos particulares nesta semana.
Segundo o levantamento divulgado na última terça-feira (23), Juiz de Fora tem 2.553 casos de dengue, duas gestantes diagnosticadas com o vírus da zika e um caso dechikungunya. Sete pessoas morreram por causa de dengue grave e dois óbitos estão em investigação. A cidade está em situação de emergência desde janeiro.
O novo Centro de Hidratação na região Norte da cidade irá funcionar nos mesmos moldes da região central, com 60 cadeiras para hidratação venosa, 20 leitos para acamados e funcionamento 24 horas. Também haverá a entrega dos kits de hidratação com medicamentos indicados pelo Ministério da Saúde, como soros de reidratação e paracetamol, para a continuidade do tratamento por mais 48 horas.
As pessoas que apresentarem sintomas das doenças relacionados à dengue, como febre, manchas vermelhas pelo corpo e dores, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Após o primeiro atendimento, os pacientes serão encaminhados ao Centro de Hidratação com um cartão específico, que lhe será entregue no posto de saúde. O tempo máximo de internação na sala será de 48 horas.
O primeiro centro, na Avenida dos Andradas, completou 15 dias de atendimento neste fim de semana. Até sexta-feira (26), foram atendidos 2.208 usuários, o que representa uma média de 250 por dia.
Combate à dengue
Nesta semana, as equipes atuarão em locais com maior número de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e com maior risco de proliferação.
Nesta semana, as equipes atuarão em locais com maior número de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e com maior risco de proliferação.
Nesta segunda-feira (29) está prevista a limpeza de três lotes nas ruas Olegário Maciel e Humaitá e vistoria em uma obra abandonada no Bairro Manoel Honório.
Na terça-feira (1º), as equipes farão a limpeza de dois lotes, um na Ladeira Alexandre Leonel e outro na Rua Pedro Scapim. Na quarta-feira (2), a agenda inclui a limpeza em um imóvel abandonado no Bairro Santa Cecília e vistoria em uma casa no Alto dos Passos. Na quinta-feira (3), a equipe fará vistoria de casas no Morro da Glória e em um estabelecimento comercial no Bairro Mariano Procópio. A limpeza de uma casa abandonada no Bairro Bela Aurora nesta sexta-feira (4) encerra a programação desta semana.
Equipes do Demlurb recolhem materiais que podem
se tornar criadouros (Foto: Demlurb/Divulgação)
se tornar criadouros (Foto: Demlurb/Divulgação)
Toda limpeza de imóvel particular é de responsabilidade do proprietário. Por causa dos números da doença na cidade, a Prefeitura está limpando os locais que oferecem risco à população. No entanto, os donos são multados pelo descumprimento do Código de Posturas e devem arcar com o custo do serviço executado por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
Já o mutirão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) passará por 15 bairros nesta segunda-feira. Os caminhões vão recolher os materiais que podem acumular água e servir de criadouro do Aedes aegypti nos bairros São Benedito, Santa Cândida, Vila Alpina, Vitorino Braga, Três Moinhos, Bom Sucesso, Grajaú, Alto Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santos Anjos, São Bernardo, Jardim do Sol, Ladeira, Manoel Honório e Bairu.
O mutirão de combate à dengue começou no dia 27 de janeiro e já atendeu 64 bairros, recolhendo mais de mil toneladas de lixo e resíduos. Para executar o serviço, o Demlurb conta com uma equipe de 50 servidores, além de 15 caminhões-caçamba e três máquinas. Todo o material é descartado no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Dias Tavares.
Nenhum comentário :
Postar um comentário