domingo, 28 de fevereiro de 2016

28/02/2016 08h15 - Atualizado em 28/02/2016 10h36

Aplicativo agiliza no combate ao Aedes aegypti em Guaiçara

Cidade registrou 412 casos no ano passado e apenas dois, neste ano.
Agentes da vigilância sanitária registram tudo o que encontram de errado.

Aplicativo ajuda no combate ao mosquito (Foto: Reprodução / TV TEM)
Aplicativo ajuda no combate ao mosquito
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Um aplicativo está agilizando as ações para evitar que o Aedes aegypti faça vítimas emGuaiçara (SP). Os agentes da vigilância sanitária estão usando a informática para registrar tudo o que encontram de errado nas casas. O sistema de controle quer livrar a cidade de uma nova epidemia de dengue.
Todos os quarteirões da cidade estão cadastrados no programa e o que é encontrado em cada casa fica arquivado. O aplicativo tá ajudando a prefeitura de Guaiçara a manter o mosquito longe da cidade. “Antes a gente trabalhava tudo manualmente no papel. Hoje esse sistema nos ajuda nas ações para que a gente consiga resolver de uma maneira muito mais rápida”, afirma a secretária de saúde Bruna Redígolo.
A aposentada Aba Maria Moreira aprendeu o que é preciso para ficar longe das doenças e passou na vistoria feita pelo “Super Agente". “Cuidando, limpando sempre, olhando todo dia pela casa toda”, ensina.
O município de menos de 11 mil habitantes registrou 412 casos de dengue no ano passado. Em 2016 apenas dois casos foram confirmados de duas pessoas que contraíram a doença em outra cidade.  Mesmo assim, a prefeitura planeja ir além do aplicativo dos agentes e implantar um sistema que possa ser usado pela população.
“Em uma primeira fase nós vamos abrir o aplicativo para a população para eles saberem onde a vigilância está passando e recebendo alertas. Em uma segunda etapa, eles podem se tornar agentes, mandando fotos de onde está sujo, com problemas”, explica a secretária de saúde.
Agentes colocam informações encontradas nas casas no aplicativo (Foto: Reprodução / TV TEM)
Agentes colocam informações encontradas nas casas no aplicativo (Foto: Reprodução / TV TEM)Fonte: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/alerta-dengue/noticia/2016/02/aplicativo-agiliza-no-combate-ao-aedes-aegypti-em-guaicara.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário