sábado, 27 de fevereiro de 2016

24/02/2016 17h49 - Atualizado em 27/02/2016 14h02

Confirmados dois casos de chikungunya em Uberlândia

Doença foi diagnosticada em pai e filha que viajaram para Rondônia
Primeiro caso de zika também foi confirmado na cidade nesta quarta (24).

Pesquisa propõe dupla infecção do mosquito Aedes aegypti para evitar transmissão de dengue, chikungunya e zika  (Foto: Cameron P. Simmons/Divulgação)
Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya
 (Foto: Cameron P. Simmons/Divulgação)
A Vigilância em Saúde, por meio do diretor Samuel do Carmo Lima, confirmou nesta quarta-feira (24) dois casos de chikungunya em Uberlândia. A informação foi divulgada durante coletiva com a imprensa no início da tarde na Prefeitura. Oprimeiro caso de zika vírus na cidade também foi confirmado.
Os casos de chikungunya foram diagnosticados depois de exames realizados em uma família que passou por Alta Floresta d’Oeste, em Rondônia, e apresentou sintomas de dengue. Pai e filha foram diagnosticadas com chikungunya, enquanto outras duas pessoas, com dengue. Um membro da família ainda aguarda análise de exames. A família está sendo acompanhada pelo Município. No ano passado foi registrado um caso de chikungunya na cidade.
"Não temos a confirmação do chikungunya circulando em Uberlândia, mas quando você traz um caso importado, gera uma preocupação, pois o Aedes aegypti pode fazer a disseminação do vírus e contaminar outras pessoas", disse Lima. 
O diretor da Vigilância em Saúde acrescentou a necessidade de fazer um bloqueio imediato desses casos para que a doença não se espalhe. "Nós estamos contendo o mosquito com muitas parcerias, com o apoio da sociedade civil, instuições econômicas, sociais e públicas. Queremos evitar a condição de epidemia, como ocorre em algumas cidades do País. Não vamos esperar para tomar providências. Já estamos reorganizando a rede de saúde para atender adequadamente e em tempo ágil as pessoas doentes e também fazendo a vigiância e prevenção", afirmou. 

Zika vírus

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta terça-feira (23), deu como confirmado o primeiro caso de zika vírus em Uberlândia. A paciente é uma gestante.
Em nota enviada pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quarta-feira (24), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS), foi informado que a rede dará assistência à gestante diagnosticada com o zika vírus. A secretaria esclareceu, ainda, que já iniciou a investigação epidemiológica para identificar os possíveis meios de contaminação para o caso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário