segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

01/02/2016 11h40 - Atualizado em 01/02/2016 11h40

No AM, Batalhão Ambiental apreende quelônio e 360kg de pescado ilegal

Fiscalização ocorreu em balsa na Feira da Panair, neste segunda (1º).
Peixes da espécie aruanã, que está em defeso, foram apreendidos.

Pescado apreendido durante a fiscalização (Foto: Batalhão Ambiental)
Pescado apreendido durante a fiscalização
(Foto: Batalhão Ambiental)
Um total de 360 kg de pescado foi apreendido em uma balsa na Feira Municipal da Panair, na madrugada desta segunda-feira (1º). Além dos peixes, um quelônio também foi encontrado no local. Um homem de 68 anos foi detido e encaminhado à delegacia.
As apreensões ocorreram durante uma fiscalização do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), no terminal pesqueiro da Panair, após denúncias informarem sobre o crime. Na ocasião, a polícia conta que os 360kg de aruanã estavam em uma das caixas com gelo espalhadas pelo piso da embarcação.
O responsável pela comercialização dos peixes não foi localizado. Entretanto, um homem se apresentou como dono de um quelônio, que estava dentro de outra caixa de isopor, e foi detido. À polícia, ele alegou que guardava o animal para futuro consumo.
O suposto dono do quelônio foi conduzido ao 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Após os procedimentos, o homem foi liberado.
O BPAmb ressalta que a espécie aruanã encontra-se em período de defeso, de acordo com resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam). Além disso, manter em guarda ou em cativeiro animal silvestre é considerado crime ambiental.

Nenhum comentário :

Postar um comentário