Em 1 mês, Batatais supera em 19% casos de dengue registrados em 2015
Em janeiro, cidade confirmou 517 pacientes; ano passado totalizou 434.
Após sinalizar áreas com bandeiras, município quer multa contra criadouros.
Os casos de dengue registrados em janeiro em Batatais (SP) superaram em 19,12% o total de todo 2015, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade confirmou 517 pacientes com a doença, diante de 434 infectados entre janeiro e dezembro do ano passado.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem sinalizado bairros considerados como locais de risco da doença, mas o secretário de Saúde, Ramon de Oliveira, acredita que a medida não tem gerado resultado e será necessário multar responsáveis por criadouros.
Cidades da região de Ribeirão Preto (SP), como Pontal (SP), já penalizam financeiramente donos de imóveis com focos de transmissão.
"Os números aumentaram e infelizmente não tenho percebido mudança no comportamento da população. Tanto, que já mandamos um relatório ao prefeito e pedimos a criação de lei para multar", disse.
De acordo com Oliveira, um projeto de lei deve estabelecer, para data ainda não definida, que moradores flagrados com focos do mosquito Aedes aegypti em suas casas sejam notificados e, em caso de reincidência, sejam penalizados com multas de R$ 127, que dobram se o problema persistir.
O objetivo, segundo ele, é reforçar que a colaboração dos munícipes é essencial para a prevenção da dengue.
“Às vezes a pessoa cuida de casa, mas o vizinho não. Todos naquele quarteirão podem ser infectados. Se todo mundo limpar a sua casa, em meia hora a gente limpa a cidade inteira”, afirmou.
Mutirão
Mas um mutirão realizado na manhã desta quarta-feira (17) mostrou que muitos ainda não tomam as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Mas um mutirão realizado na manhã desta quarta-feira (17) mostrou que muitos ainda não tomam as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Os materiais recolhidos pelos agentes do controle de vetores, que potencialmente acumulam água parada, foram suficientes para encher dois caminhões usados na operação. “Apesar dos mutirões, a gente ainda tem uma quantidade muito grande de lixo dentro das casas”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Érica Garbelini.
Segundo ela, as equipes têm feito mutirões como esse desde o ano passado, mas os problemas voltam a ser constatados nos mesmos lugares uma semana depois.
“A sensação que a gente tem é de que a gente está enxugando gelo, a gente tem muita dificuldade de acabar com esse lixo”, reclamou.

Secretaria da Saúde de Batatais sinaliza com bandeiras vermelhas os bairros com mais casos de dengue (Foto: Maurício Glauco/EPTV)

Pontal
Uma das cidades da região que já multam moradores para tentar reverter a alta na dengue é Pontal (SP). Em estado de emergência, o município confirmou 168 casos.
Uma das cidades da região que já multam moradores para tentar reverter a alta na dengue é Pontal (SP). Em estado de emergência, o município confirmou 168 casos.
Depois de uma primeira notificação, a multa de R$ 80 para os locais com larvas do mosquito dobra em caso de reincidência.
A Prefeitura também tem recorrido à nebulização das casas para evitar que mais moradores sejam infectados. O secretário municipal de Saúde, Sidney Infante, acredita que 70% das 500 suspeitas - em análise no Instituto Adolfo Lutz - sejam confirmadas.
“A gente sabe que o controle da doença depende de multiações e nisso está englobada a população. A população precisa estar ciente do seu papel”, disse.

Em Pontal, Secretaria da Saúde faz uso de nebulização para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti (Foto: Maurício Glauco/EPTV)Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/02/em-1-mes-batatais-supera-em-19-casos-de-dengue-registrados-em-2015.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário