sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

 – 5.846 visualizações

Ministério Público Federal pede multa à Friboi de R$ 5 milhões por fraude em selo de inspeção

Na TV, a empresa brada que seu produto é de confiança.
Fabio Chaves 
Do Vista-se
A Justiça aceitou uma denúncia do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) onde a JBS-Friboi é citada por fraude.
O MPF-MT acusa a empresa que mais mata animais no mundo de trocar propositalmente os selos de inspeção federal para tornar seu produto apto a ser vendido à Rússia.
A unidade do frigorífico de Araputanga, em Mato Grosso, teria utilizado selos de inspeção federal da unidade de Andradina, em São Paulo. Na unidade do interior paulista a Friboi tinha, à época da fraude, autorização para exportar para a Rússia, mas na unidade de Araputanga, não.
Segundo o MPF-MT, cerca de 25.000 quilos de carne com selo trocado foram exportados ilegalmente para a Rússia. A multa de R$ 5 milhões seria, ainda segundo o MPF-MT, “de caráter educativo e inibitório da reparação moral”, conforme diz o processo assinado pelo procurador federal Felipe Antônio Abreu Mascarelli.
Os selos servem para garantir que o produto teve todas as exigências de seus compradores cumpridas. Alguns países exigem mais do que outros e, por isso, há diferença entre os selos.
Em seus comerciais milionários na TV, estrelados pelo ator Tony Ramos, a Friboi enfatiza que a maior qualidade de seu produto é a confiança. O caso ainda será analisado pela Justiça de Mato Grosso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário