quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

23/2/2016 às 17h44 (Atualizado em 23/2/2016 às 18h54)

Sobe para 583 número de casos confirmados de microcefalia no Brasil

Ministério da Saúde registrou mais de 100 mortes de bebês pela doença e outras má-formações
Foram notificados 120 mortes por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o partoGetty
Subiu para 583 o número de casos confirmados de microcefalia no Brasil, de acordo com dados do último boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (23).O Governo Federal investiga 4.107 em todo o País. O boletim também aponta que 950 notificações já foram descartadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.
De acordo com Ministério da Saúde, os casos confirmados ocorreram em 235 cidades, em 16 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já os 950 casos foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas.
Os 4.107 casos em investigação representam 72,8% do total acumulado de 5.640 casos notificados desde o início das investigações no período entre 22 de outubro de 2015 até 20 de fevereiro de 2016. O total notificado está distribuído em 1.101 municípios de 25 Estados. Amapá e Amazonas são os únicos Estados da Federação que não têm nenhum registro de caso.
Foram notificadas 120 mortes por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 30 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 80 continuam em investigação e dez já foram descartados.
O Ministério da Saúde informou que "está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos Estados e a possível relação com o vírus zika e outras infecções congênitas". A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do zika, como sífilis, toxoplasmose, outros agentes infecciosos, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Zika vírus
Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus zika 22 Estados: Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Também houve a confirmação de transmissão do vírus em 29 países nas Américas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário